Celso Sabino, ministro do Turismo, assumirá nesta quarta-feira (24) a presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT). O mandato, que terá duração de um ano, coloca Sabino no comando de decisões globais relacionadas ao turismo, abrangendo temas como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, digitalização e a interação do setor com as mudanças climáticas.

Sabino foi eleito para o cargo em uma reunião realizada no ano passado, em Cartagena, na Colômbia. Em publicação recente no X (antigo Twitter), o ministro destacou a importância do momento e o orgulho em representar o Brasil.

“Uma honra enorme presidir o Conselho Executivo da Onu Turismo! A partir desta quinta-feira, estarei representando o Brasil ao liderar as decisões estratégicas que impactam o setor global, incluindo sustentabilidade e a relação do turismo com as mudanças climáticas”, afirmou.

A posse de Sabino ocorre em um momento significativo para o Brasil, que será sede de dois grandes eventos globais: a reunião do BRICS e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O último será realizado em Belém, cidade natal do ministro, e é considerado o principal evento global sobre mudanças climáticas.

O governo brasileiro espera atrair cerca de 50 mil participantes, incluindo acadêmicos, líderes mundiais e representantes da sociedade civil, ao evento na capital paraense. A escolha de Belém como sede reforça o compromisso do Brasil com o protagonismo em debates sobre sustentabilidade e turismo responsável, temas que também estão na pauta de Sabino no Conselho Executivo da Onu Turismo.