A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, anuncia uma nova rodada do projeto Olha! Recife, que oferece uma série de passeios turísticos gratuitos. As inscrições para esses roteiros começam nesta quinta-feira (23), às 9h, pelo site oficial.  A programação é variada, abrangendo desde passeios a pé até aventuras de catamarã, com o objetivo de valorizar e promover a rica história, cultura e belas paisagens da cidade.

No sábado (25), o “Olha! Recife de Catamarã” apresenta o tour “Recife e Suas Pontes”. Com partida do Catamaran Tours às 9h, os visitantes explorarão o Recife através de seus rios, com vistas privilegiadas do Marco Zero, do Parque de Esculturas Francisco Brennand, da Rua da Aurora e das pontes históricas que caracterizam a cidade.

À tarde do mesmo dia, a partir das 14h, o “Olha! Recife de Ônibus” oferece o “Circuito dos Fortes”, com saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O itinerário inclui visitas ao Forte do Brum, Forte das Cinco Pontas e ao Fortim do Queijo, destacando a importância histórica e arquitetônica dessas construções.

Já no domingo (26), o “Olha! Recife Pedalando” propõe o “Circuito da Poesia”, também partindo da Praça do Arsenal. O trajeto homenageia grandes nomes da poesia local como Antônio Maria, Naná Vasconcelos, Chico Science, Luiz Gonzaga, Alberto da Cunha Melo e Janice Japiassu. Para os amantes de caminhadas, o “Olha! Recife a Pé” também ocorre no domingo, explorando a rica história do lugar.

Na quarta-feira (29), às 14h, “Olha! Recife” organiza uma visita especial ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), com saída da Praça do Arsenal. Este passeio mergulha no acervo do museu, que abrange arte contemporânea e moderna, incluindo uma instalação temporária de Naná Vasconcelos.

Finalizando a semana, na sexta-feira (31), o “Recife Walking Tour” parte às 9h30 da Praça do Arsenal, oferecendo um mergulho nos principais pontos turísticos e históricos da capital pernambucana como a Rua do Bom Jesus, o Museu a Céu Aberto, as pontes históricas, a Avenida Rio Branco e os Museus do Pátio de São Pedro.