BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Carnaval em Minas Gerais: Hotéis da Grande BH já têm 50% de ocupação

Com a proximidade do Carnaval, os hotéis da Grande Belo Horizonte já registram 50% de ocupação, sinalizando um aumento significativo na demanda por hospedagem. A Associação Mineira da Indústria de Hotéis e Lazer (AMIHLA) prevê um crescimento de 20% na procura em comparação com o ano anterior, consolidando Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país durante essa época festiva.

A expectativa é que o Carnaval de Belo Horizonte em 2025 bata recordes históricos, com uma estimativa de 6 milhões de foliões, superando os 5,5 milhões registrados em 2024. Além disso, a movimentação econômica deve atingir a marca de R$ 1 bilhão, impulsionada pela diversidade e grandiosidade dos blocos de rua e eventos. A combinação do charme das cidades históricas com os destinos de ecoturismo em Minas Gerais contribui para a expectativa de uma ocupação recorde dos hotéis.

Segundo Alexandre Santos, presidente da AMIHLA, a demanda por hospedagem começou ainda em dezembro e tem crescido aceleradamente. “Para o Carnaval, as expectativas são muito boas. Já temos uma ocupação média de 50% das vagas disponíveis na região de Belo Horizonte. Acreditamos que a hotelaria de lazer de todo o estado deve atingir 85% de ocupação em Minas Gerais, com destaque para Belo Horizonte, região metropolitana e cidades históricas, que possuem forte vocação e atratividade. Além disso, os roteiros de aventura e lazer são opções para quem busca descanso nesse período festivo,” explica.
 

Hotéis de destaque, como o Parque do Avestruz, já têm 50% de suas reservas preenchidas para o Carnaval de 2025. Alexandre Santos observa que muitos turistas que optaram por não viajar em janeiro estão agora planejando suas viagens para o período carnavalesco, o que impulsiona toda a cadeia turística do estado. “Apesar da alta procura, os turistas ainda encontram pacotes atrativos, por estarmos com mais de um mês de antecedência do período carnavalesco. Este cenário promissor reforça o papel do Carnaval mineiro como um dos grandes motores do turismo e da economia local. A antecipação nas reservas é fundamental para que os hotéis se preparem adequadamente, otimizem a ocupação e possam oferecer uma experiência de excelência aos hóspedes,” afirma.

 

No entanto, o início de 2025 não foi tão promissor para a hotelaria mineira. Segundo dados da AMIHLA, janeiro registrou um desempenho 10% abaixo do esperado, atribuído principalmente às fortes chuvas que marcaram o início do mês. “A baixa performance em janeiro foi um reflexo das condições climáticas, que afetaram o turismo de lazer e as reservas em destinos mais procurados durante o verão. Mas para o Carnaval, os hoteleiros já estão preparados com pacotes exclusivos, tanto para os foliões que querem aproveitar os blocos e as festas, quanto para quem busca sair do eixo da folia e relaxar,” conclui o presidente da AMIHLA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Portugal adota novo controle migratório com...

Mudança pode causar filas em aeroportos; novos sistemas integram plano europeu de modernização de fronteiras

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Olímpia (SP) sanciona lei sobre cassinos...

Texto de Olímpia depende da aprovação de projeto no Congresso que legaliza jogos de azar em todo o Brasil

MTur e IFSul abrem 6 mil...

Iniciativa oferece formação a distância em áreas estratégicas, como recepção hoteleira, eventos e idiomas

Gol tem plano aprovado nos EUA...

Plano da Gol inclui captação de até US$ 1,87 bilhão e conversão de dívidas em ações, com diluição estimada em 75%

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS