São Paulo (SP) – Durante evento realizado nesta sexta-feira (24), na Vila Olímpia, em São Paulo, a Kayak apresentou as tendências do relatório “World Turismo do Futuro” (WTF) em um painel que reuniu pessoas de diversas áreas do Turismo. A pesquisa identificou as tendências que vai ditar o setor nos próximos 5 anos.

Participaram do painel, Gustavo Vedovato, country manager da Kayak Brasil, Paula Schulz, pesquisadora e porta-voz da Embatur, Raphael de Lucca, country manager da Copa Airlines no Brasil, Heber Garrido CMO/CXO da Parquetur  e César Trifone, influenciador de viagens.

A primeira tendência apresentada é chamada de Agentes de IA, indica que nos próximos anos a inteligência artificial vai conseguir planejar e antecipar necessidades de os viajantes como remarcar um voo ou reservar um hotel sem o turista precisar fazer nada.

Feedbooking foi a segunda tendência apresentada. A Previsão que em 2030 a rede social seja um superaplicativo, onde vai ser possível comprar viagens e voos através das redes sociais. Trifone explicou como a mudança vai funcionar para os influenciadores. “Se a pessoa puder ser impactada e influenciada diretamente pelo aplicativo e já tiver a possibilidade de comprar ali mesmo, seria perfeito. Isso facilita tanto para os influenciadores de viagem, que precisam de formas de monetização, quanto para o turista, que ganha em praticidade. Ter tudo isso reunido em um único aplicativo seria maravilhoso. Só vejo vantagens.”

Outra tendência foi o que eles chamaram de Programas de Deslealdade.  As pessoas não buscam o programa de fidelidade e sim o melhor preço. Para De Lucca, as companhias têm que buscar oferecer mais do que só a passagem. “O programa de fidelidade vai funcionar muito bem para quem tem uma alta frequência de viagens. No entanto, quando falamos do viajante médio, que viaja uma ou duas vezes por ano, ele tende a priorizar o melhor preço. A nossa proposta é oferecer um produto de valor completo a esse passageiro, indo além do preço, com destaque para pontualidade e qualidade do serviço de bordo.”

O relatório da Kayak prevê mais tendências de tecnologia, dessa vez são as Viagens Virtuais. Essa consiste em óculos de realidade virtual que pode simular a pessoa em pontos turísticos, quartos de hotéis, cruzeiros e etc. oportunizando o turista a conhecer virtualmente o local antes de viajar.  “Hoje em dia, você pode fazer um tour virtual pelo Museu do Louvre e chegar até a Monalisa, só você e ela. Mas na vida real não é assim. A parte interessante do trabalho do influenciador é mostrar o que realmente acontece, como as filas, a quantidade de pessoas e até as diferenças de sazonalidade. Por exemplo, como é no verão ou no inverno, o que vestir em cada estação e como aproveitar melhor. A viagem virtual ajuda a entender os detalhes, como as bibliotecas ou as atrações específicas, mas somar isso à experiência do influenciador torna a preparação para a viagem muito mais completa,” explicou Trifone.

A próxima tendência apresentada foi a Vitamina V. Segundo o relatório, em 2030, os viajantes vão estar mais atentos ao índice de bem-estar, com os turistas preferindo lugares que trazem benefícios para a longevidade.

Escapadas Espirituais é o nome da próxima tendência do relatório da Kayak. No painel, eles deram exemplos de que esse tipo de turismo já existe, na Aparecida do Norte, em São Paulo, milhares de pessoas visitam a catedral, principalmente em outubro. “O Brasil oferece um turismo único que atrai muitos estrangeiros, especialmente pelas águas termais e pelas opções de retiros espirituais, como na Chapada dos Veadeiros e na Amazônia. Além disso, temos programas inusitados, como o turismo de silêncio, onde as pessoas buscam locais remotos e tranquilos com tecnologia avançada voltada para o descanso, como colchões e travesseiros de alta performance. Essa oferta é cada vez mais explorada porque atende a uma demanda crescente por experiências que promovam o bem-estar. O Brasil é reconhecido mundialmente como um lugar que faz bem às pessoas, e isso se reflete na ampliação de spas dentro de resorts, hotéis e espaços voltados para o equilíbrio e o relaxamento”, explicou Paula.

A sétima tendência apresentada foi Viagens Fora da Rota, lugares desconhecidos e/ou afastados das principais cidades vão ser mais visitados até 2030. Durante o painel, os palestrantes falaram que o Japão oferece voos grátis para lugares poucos visitados ou explorados para estimular o turismo local.

A última tendência apresentada foi Multidestinos, ou seja, viajar por vários destinos durante a mesma viagem. “A Embratur tem investido bastante em conexão aérea, inclusive com programas de aceleração e investimento nesse sentido. Sabemos, por exemplo, que cerca de 70% dos turistas internacionais chegam pelo aeroporto de Guarulhos, muitas vezes sem necessidade. Recentemente, foi inaugurada uma rota entre Recife e Portugal, permitindo que o turista europeu chegue diretamente ao Nordeste, que já tem uma boa integração aérea nacional. No entanto, a malha internacional ainda enfrenta desafios. Hoje, é comum o turista desembarcar em São Paulo apenas para fazer uma conexão de algumas horas antes de seguir para Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro ou Salvador, sem realmente conhecer a cidade. Quando conseguimos atrair mais voos diretos para destinos como Foz do Iguaçu ou Salvador, tornamos o Brasil mais atrativo para o estrangeiro e incentivamos uma maior exploração do país”, finalizou Paula.