Nesta quarta-feira (29), a FL.A Nordeste reuniu autoridades, lideranças do segmento MICE e operadoras de luxo para uma noite de relacionamento no Espaço L’Atelier do Sheraton WTC São Paulo (SP). Nesta 5ª edição, Flavia Leonel e Amauri Santos, diretores da produtora de eventos, revelaram a integração do destino Maranhão na área de atuação da empresa, que inclui Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Nosso objetivo principal é abrir o ano corporativo junto aos clientes do mercado de MICE e de operadoras de luxo, principalmente de São Paulo”, destaca Flavia, em entrevista ao Brasilturis. O evento reuniu mais de 80 agências, entre operadoras de luxo, agências de incentivo e organizadoras de eventos. “A ideia é promover uma grande confraternização, reunindo o mercado e consolidando essa iniciativa, que já se tornou parte do calendário do trade”, completa.

O encontro também foi palco para apresentação de novidades. Entre os destaques, está a expansão da FL.A para o Maranhão, além da otimização de operações e lançamento de novos produtos em estados onde a empresa já atua. “Trazemos constantemente novas experiências e oxigenamos as praças onde já operamos para oferecer ao mercado o que há de mais atual no mercado MICE e luxury travel”, explica Santos.

Sobre os principais destinos em ascensão, o diretor destaca ainda a crescente relevância de Salvador (BA) no segmento de eventos e turismo. “A capital baiana vem despontando como um dos grandes destinos do Brasil, com infraestrutura robusta e alto potencial para o turismo de eventos”, pontuou. Entre as tendências, foram mencionados ainda os Lençóis Maranhenses, o Litoral Norte da Bahia, Trancoso (BA) e Porto de Galinhas (PE).

Expansão do mercado

Já para os próximos anos, há previsão de avanços em infraestrutura, como a abertura do Tauá João Pessoa (PB), em 2026, com mais de 500 acomodações, e a reinauguração de um dos hotéis da Costa do Sauípe, o Sol Grand Premium. “Esses novos investimentos reforçam a capacidade da região de atrair eventos de grande porte e consolidam o Nordeste como um dos principais polos do setor”, destacou Santos.

Entre as expectativas para 2025, a FL.A prevê crescimento no mercado de MICE e luxo, com foco na criatividade e na otimização de custos. “As empresas estão cada vez mais preocupadas com custos, e nosso desafio é oferecer soluções inovadoras dentro dessa realidade”, afirma Flávia. No segmento de luxo, a aposta é na consolidação do Nordeste como referência mundial, impulsionada por hotéis boutique e destinos como Fernando de Noronha (PE) e Porto de Galinhas.

A FL.A também busca expandir a presença internacional do Nordeste. Segundo os diretores, há um aumento na procura de agências estrangeiras por destinos como Lençóis Maranhenses e Salvador, favorecido pela ampliação da malha aérea internacional. “Com voos diretos da TAP, da Air France da Lufthansa para o Ceará e a Bahia, estamos recebendo cada vez mais solicitações de agências DMCs internacionais interessadas no Nordeste”, ressalta Santos.

Outra novidade é a chegada da feira internacional de turismo de luxo Voyage ao Brasil, prevista para ocorrer no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de novembro. “Estamos trabalhando para descentralizar a programação e levar parte dos principais players internacionais a Salvador, para que conheçam o potencial da capital baiana”, finaliza Santos.