A SITA, líder em tecnologia de transporte aéreo, e a Cathay Pacific, companhia aérea com sede em Hong Kong, anunciaram um marco histórico ao firmarem um acordo que visa aumentar significativamente a extensão da rede de banda larga nos seus aeroportos de atuação, melhorando a capacidade atual em até cinco vezes e mantendo a otimização de custos. A iniciativa se alinha à direção estratégica da empresa de aumentar a adoção de serviços em nuvem e, ao mesmo tempo, garantir o desempenho ideal dos sistemas já existentes.

A Cathay Pacific foi uma das primeiras a adotar a solução SITA Connect, e a renovação do contrato demonstra sua confiança na empresa ao passar para o recém-lançado serviço SITA Connect Go. Essa nova colaboração fornecerá à companhia aérea conectividade de rede aprimorada em 51 aeroportos globais por meio do produto SITA Connect Go at Airports, que combina conectividade dupla à Internet para fornecer banda larga de até 300 Mbps. A renovação prevê um período de 12 meses de projeto, construção, teste e implementação para cobrir todos os aeroportos envolvidos.

O SITA Connect Go facilitará um aumento da banda larga de até cinco vezes em relação à capacidade atual. Essa melhoria garantirá maior eficiência e conectividade, mantendo o controle de gastos. O uso da nova infraestrutura aeroportuária permitirá que a Cathay Pacific continue sua transição de forma tranquila para aplicativos em nuvem, melhorando a eficiência operacional geral e a escalabilidade.

A solução também inclui três gateways projetados especificamente para garantir o funcionamento ideal para aplicativos mais antigos, facilitando o uso contínuo dos sistemas existentes e, ao mesmo tempo, obtendo melhor desempenho e conectividade globalmente.

“O acordo com a Cathay Pacific é uma verdadeira prova de como podemos ajudar as companhias aéreas a maximizar suas infraestruturas de rede, que são fundamentais para suas operações contínuas. O fato de a Cathay Pacific ter sido um dos nossos primeiros clientes do SITA Connect, e agora um dos primeiros a adotar o SITA Connect Go, é um sinal de que a nossa tecnologia está produzindo resultados excelentes. As companhias aéreas e as redes de aeroportos na APAC (Ásia-Pacífico) estão enfrentando desafios com a infraestrutura de redes ultrapassadas. A novidade oferece uma plataforma SD-WAN robusta, escalável e segura para atender à crescente demanda de banda larga, além de auxiliar as empresas aéreas a focarem em seus clientes”, destaca Sumesh Patel, presidente da SITA Ásia-Pacífico.

O SITA Connect Go possui uma fase de implementação ultra rápida graças à sua infraestrutura APH-V pré-conectada resistente. Isso permitirá acelerar o processo de funcionamento da conectividade necessárias em toda a rede da Cathay Pacific, reduzindo o tempo de inatividade e interrupção. Além disso, a tecnologia oferece pacotes flexíveis e opções personalizáveis, permitindo que a companhia adapte seus requisitos de conectividade com base em necessidades específicas, otimizando os serviços de rede e mantendo a eficiência de custos.

Rajeev Nair, gerente geral de infraestrutura e segurança de TI da Cathay Pacific, ressalta: “As companhias aéreas de todo o mundo necessitam de uma infraestrutura aeroportuária forte e robusta, para que possam se concentrar em oferecer a melhor experiência aos passageiros. A SITA Connect tem nos ajudado a fornecer operações eficientes nos aeroportos há vários anos, e estamos confiantes de que essa parceria renovada com a SITA nos permitirá aumentar significativamente a capacidade de nossa rede existente da maneira mais econômica, permitindo-nos melhorar ainda mais nossa eficiência operacional e continuar concentrando todos os nossos esforços em nossos clientes”.

A fase de implementação, que começou em abril de 2024, deve ser  concluída no início do segundo trimestre de 2025, e estará totalmente operacional em 51 aeroportos na mesma data.