BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,67

Connection Terroirs do Brasil destaca produtos com IGs, em Gramado

Gramado (RS) será o centro das atenções para os produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil. Entre 28 e 31 de maio, a cidade sediará, mais uma vez, o Connection Terroirs do Brasil, evento que promove e valoriza a produção nacional certificada.

Organizado pela Rossi & Zorzanello, com correalização do Sebrae, o encontro acontecerá no Centro de Gramado e contará com uma série de atividades voltadas para o trade turístico, produtores e público interessado.

Na Rua Coberta, os visitantes terão acesso a uma exposição de produtos com IG, incluindo cafés, queijos, vinhos, doces de Pelotas, chocolates artesanais de Gramado, mel e erva-mate, entre outros. Além disso, haverá possibilidade de degustação e compra dos itens certificados.

A programação do evento ainda inclui cozinha show, palestras sobre certificação e turismo e espaços para networking entre profissionais do setor. “O Connection é uma oportunidade para ampliar o debate sobre as Indicações Geográficas e conectar produtores com o mercado, reforçando o valor desses produtos para a economia e o turismo”, destacam os organizadores.

Indicações Geográficas crescem no Brasil

O Brasil tem ampliado o reconhecimento de produtos com Indicação Geográfica, um selo que certifica a origem e qualidade de itens tradicionais do país. Atualmente, 127 produtos possuem o registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com destaque para cafés, vinhos, cachaças, queijos e artesanatos.

Desde 1997, foram protocolados 241 pedidos de registro, sendo 74 nos últimos três anos – um reflexo do interesse crescente na valorização desses produtos. Em 2024, dois novos itens do Paraná foram homologados: a Broa de Centeio de Curitiba e a Cracóvia de Prudentópolis, embutido tradicional da comunidade ucraniana.

As IGs são classificadas em duas categorias:

Denominação de Origem (DO): quando as características do produto dependem diretamente do ambiente de produção.
Indicação de Procedência (IP): quando o nome da região agrega reputação ao produto, sem que ele dependa exclusivamente das condições naturais locais.

Hoje, o Brasil conta com 98 IPs e 29 DOs, abrangendo uma diversidade de produtos que se destacam tanto no mercado interno quanto no exterior. Países como Itália e França, referências mundiais no tema, possuem mais de 1.500 IGs certificadas.

O selo de Indicação Geográfica fortalece a identidade cultural dos produtos, impulsiona o turismo e agrega valor ao mercado, abrindo oportunidades em nichos mais sofisticados. Além disso, muitas dessas produções utilizam práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental e para a geração de renda em comunidades locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS