BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Connection Terroirs do Brasil destaca produtos com IGs, em Gramado

Gramado (RS) será o centro das atenções para os produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil. Entre 28 e 31 de maio, a cidade sediará, mais uma vez, o Connection Terroirs do Brasil, evento que promove e valoriza a produção nacional certificada.

Organizado pela Rossi & Zorzanello, com correalização do Sebrae, o encontro acontecerá no Centro de Gramado e contará com uma série de atividades voltadas para o trade turístico, produtores e público interessado.

Na Rua Coberta, os visitantes terão acesso a uma exposição de produtos com IG, incluindo cafés, queijos, vinhos, doces de Pelotas, chocolates artesanais de Gramado, mel e erva-mate, entre outros. Além disso, haverá possibilidade de degustação e compra dos itens certificados.

A programação do evento ainda inclui cozinha show, palestras sobre certificação e turismo e espaços para networking entre profissionais do setor. “O Connection é uma oportunidade para ampliar o debate sobre as Indicações Geográficas e conectar produtores com o mercado, reforçando o valor desses produtos para a economia e o turismo”, destacam os organizadores.

Indicações Geográficas crescem no Brasil

O Brasil tem ampliado o reconhecimento de produtos com Indicação Geográfica, um selo que certifica a origem e qualidade de itens tradicionais do país. Atualmente, 127 produtos possuem o registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com destaque para cafés, vinhos, cachaças, queijos e artesanatos.

Desde 1997, foram protocolados 241 pedidos de registro, sendo 74 nos últimos três anos – um reflexo do interesse crescente na valorização desses produtos. Em 2024, dois novos itens do Paraná foram homologados: a Broa de Centeio de Curitiba e a Cracóvia de Prudentópolis, embutido tradicional da comunidade ucraniana.

As IGs são classificadas em duas categorias:

Denominação de Origem (DO): quando as características do produto dependem diretamente do ambiente de produção.
Indicação de Procedência (IP): quando o nome da região agrega reputação ao produto, sem que ele dependa exclusivamente das condições naturais locais.

Hoje, o Brasil conta com 98 IPs e 29 DOs, abrangendo uma diversidade de produtos que se destacam tanto no mercado interno quanto no exterior. Países como Itália e França, referências mundiais no tema, possuem mais de 1.500 IGs certificadas.

O selo de Indicação Geográfica fortalece a identidade cultural dos produtos, impulsiona o turismo e agrega valor ao mercado, abrindo oportunidades em nichos mais sofisticados. Além disso, muitas dessas produções utilizam práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental e para a geração de renda em comunidades locais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Arraiá nos Trilhos leva festa julina...

Programação gratuita do Arraiá nos Trilhos inclui atrações para todas as idades e acesso aos vagões e locomotivas históricas da ferrovia

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS