Marrocos é um destino famoso por suas vestimentas, culturas e dialetos. Porém, o país vai além disso e tem opções para todos os gostos. Entre mares, desertos e montanhas, Marrocos oferece muita história e pontos turísticos. Além do turismo de lazer, que tem como destaque os circuitos das cidades imperiais e a aventura, o Visit Morocco também tem investido em nichos turísticos como ecoturismo, surfe, kitesurfe e trekking.
“Marrocos é um destino que oferece muitas opções para diferentes tipos de turistas. A diversidade de atividades, além da cultura e história, torna o país atraente para os brasileiros”, comenta Mohamed Amine Eljoudani, country manager do Visit Morocco.
Marrocos registrou um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, com 14,5 milhões de visitantes em 2023, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior, conforme dados do Ofício Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT). Eljoudani explicou que atualmente são cerca de 50 mil turistas brasileiros no país, mas a expectativa é dobrar esse número. “Esperamos dobrar o número de turistas brasileiros para cerca de 100 mil nos próximos três anos”, disse.
A expectativa está ligada à nova rota que a Royal Air Maroc inaugurou no dia 8 de dezembro, entre São Paulo e Casablanca. A operação conta com três voos semanais às terças, sextas e domingos. Os passageiros terão a oportunidade de viajar a bordo do Boeing 787-9 Dreamliner, com classe executiva e econômica disponíveis. O voo de São Paulo parte às 00h25 (hora local) e chega a Casablanca às 13h20 (hora local), enquanto o voo de volta decola de Casablanca às 16h40 e aterrissa em São Paulo às 22h20. A rota oferece conexões diretas para diversas cidades na Europa, Ásia e África, com destaque para Lisboa, Paris, Madri e outros destinos.
O novo voo vai conectar os passageiros que saem do Brasil para 97 destinos na Europa, Oriente Médio e África. Othman Baba, gerente nacional da Royal Air Maroc, ressaltou a importância dos brasileiros para o país. “A Royal Maroc está retornando ao Brasil após uma ausência de quatro ou cinco anos. Estamos muito felizes por voltar ao Brasil, pois é o nosso mercado favorito. Agora estamos conectando dois grandes países e duas grandes economias. Estamos contentes em promover o turismo para o Marrocos e para o Brasil”, ressalta.
Eljoudani destacou que os brasileiros optam por viajar em grupo e o que Marrocos tem uma história rica para atrair os turistas. “Marrocos é um país milenar, com uma história rica que atrai brasileiros em busca de cultura, história e gastronomia diferenciada. Estamos promovendo o destino como uma opção complementar para aqueles que já estão na Europa, especialmente em Portugal e Espanha”, afirmou.
Baba deu mais detalhes dos brasileiros que procuram Marrocos. “Os viajantes brasileiros podem ser divididos em três tipos. Primeiro, os empresários, que voam com a Royal Air Maroc por dois motivos: para se encontrar com empresários marroquinos e explorar o agronegócio, já que o Brasil é um país gigante nesse setor. Segundo os turistas que desejam descobrir Marrocos. E terceiro, os brasileiros que trabalham na Europa. A forma mais rápida de ir do Brasil para Europa é por Marrocos, com um voo direto de nove horas.”
O evento de lançamento
O Boeing 787-9 Dreamliner, decolou no dia 8 de dezembro, às 00h27, com lotação máxima. O evento reuniu passageiros, convidados e representantes da companhia para marcar o retorno das operações da companhia ao Brasil após a pausa.
Entre os representantes presentes estiveram Othman Baba, gerente nacional da Royal Air Maroc; Mohamed Amine, gerente nacional do Visit Morocco; Julia Orrico, gerente de Negócios Aéreos do GRU Airport; Marcos Rosa, diretor Comercial do Gru Airport; Philipe Karat, coordenador de Modais da Embratur e Cesar Alruiz, gerente de Vendas da Royal Air Maroc.
Executivos responsáveis pelo destino falaram da expectativa do retorno e dos próximos passos. “A expectativa é muito positiva, pois sabemos que o mercado brasileiro gosta e conhece nossa companhia.” afirmou Alruiz. “Royal Air Maroc (Ram) começa as operações com 3 frequências semanais e à medida que a rota vai se desenvolvendo, gostaríamos de, rapidamente, retomar os voos ao Rio de Janeiro, fazendo com que a Ram reestabeleça a programação anterior”, comentou Baba.
Nos primeiros dias do voo, o Boeing já estava com lotação quase máxima. “Agora temos mais de 75% de ocupação, o que é surpreendente e otimista. Surpreendente porque os voos estão operando há apenas 10 dias, e já estão cheios. Estamos muito felizes, o mercado brasileiro nos recebeu muito bem. Estamos otimistas porque, com esse fator de ocupação acima de 75% ou 80%, podemos crescer e aumentar a frequência dos voos. Hoje, temos três por semana, mas o próximo passo é operar quatro ou cinco. Esse é o nosso objetivo de crescimento.”
Antes da pandemia, a Royal Air Maroc operava sete voos semanais em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro, e os executivos têm esperança de que a frequência volte aos níveis antes da pandemia. Uma das ações para o crescimento de turistas é a divulgação e parcerias com agentes de viagens.
Parceria com agentes de viagens
Para os próximos anos, os representantes de Marrocos estão focados em estreitar laços com os agentes de viagens e aumentar a visibilidade no Brasil. “Vamos comunicar mais, realizar mais famtrips e divulgar ainda mais as diferentes regiões e atrações de Marrocos”, destaca Eljoudani
Inclusive, durante a inauguração do voo em dezembro foi realizada uma Famtrip com o intuito de apresentar o destino para agentes e marcar uma nova era na relação Brasil e Marrocos. Em parceria com a Royal Air Maroc, a FRT, operadora associada ao Visit Morocco, organizou uma viagem para 18 agências de viagens do Brasil.
“Agora, vamos trabalhar para retomar o relacionamento com operadores e agentes de viagens, desenvolvendo parcerias para fortalecer ainda mais nossa presença no Brasil”, afirmou Alruiz. A importância vai além de conhecer os lugares, para o gerente nacional da Royal Air Maroc é importante saber da qualidade dos serviços. “Nós consideramos Fam Tours um importante instrumento para promover não só Marrocos, mas também nossos altos padrões de qualidade”.
Além disso, a empresa está promovendo o destino Marrocos como parte de sua estratégia de atração de turistas brasileiros, com tarifas que permitem paradas em Casablanca para explorar o país. “Queremos incentivar os brasileiros a conhecerem o Marrocos, utilizando nossas tarifas com stopover para aproveitar a rica cultura, gastronomia e hospitalidade marroquina”, explicou Cesar.
Eventos esportivos
Marrocos também vai entrar no circuito de grandes eventos esportivos. Em 2025, o país vai sediar a Copa da África e em 2030, em conjunto com Espanha e Portugal, a Copa do Mundo. Vai ser o segundo país africano a sediar uma Copa. O outro foi a África do Sul em 2010.
“Brasileiro e marroquinos são ambos apaixonados por futebol, consequentemente, a Copa do Mundo de 2030, conjuntamente organizada por Marrocos, Espanha e Portugal, será uma extraordinária oportunidade para os brasileiros descobrirem e vivenciarem o Marrocos e conhecerem sua infraestrutura esportiva”, destacou Baba.
Para a realização dos eventos, o país se comprometeu com a construção do Grand Stade de Casablanca, que, ao ser concluído, se tornará o maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 115 mil pessoas. Seis estádios também passarão por reformas para as competições. É a determinação de Marrocos em se estabelecer como um centro esportivo de destaque.
O novo voo da Royal Air Maroc vai facilitar para quem estiver interessado em assistir ou trabalhar durante os eventos esportivos. “A rota de São Paulo facilitará a chegada de torcedores, turistas e jornalistas, aumentando a conectividade entre Brasil e Marrocos, e promovendo o intercâmbio cultural e turístico.”
Além dos eventos esportivos, Marrocos também tem se destacado no setor de eventos e negócios, com Casablanca se tornando um destino estratégico para convenções, congressos e viagens corporativas. A cidade, que conta com uma infraestrutura moderna, tem se consolidado como um importante centro de negócios na região, aproveitando sua proximidade com a Europa e o Oriente Médio para atrair eventos de grande porte.
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