Os municípios interessados em ingressar na Rede de Cidades Criativas da Unesco têm até o dia 10 de fevereiro para submeter suas candidaturas. A seleção nacional, coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo, definirá duas localidades que representarão o país na disputa internacional.
As propostas devem ser enviadas em inglês ou francês para o e-mail da comissão organizadora. O resultado da etapa nacional será divulgado em 24 de fevereiro, e as cidades escolhidas precisarão formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco até 3 de março, às 20h no horário de Brasília.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco visa fortalecer a cooperação entre cidades que utilizam a criatividade e a cultura como impulsionadores do desenvolvimento sustentável. Ao integrar a iniciativa, os municípios se comprometem a incluir as indústrias culturais e criativas em suas estratégias locais, além de participar ativamente de projetos internacionais.
“Ao fazer parte da Rede, os municípios se comprometem em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias com o setor público, privado e a sociedade civil. São esforços importantes que fortalecem a produção e difusão de bens e serviços culturais, ampliam oportunidades para os criadores, estimulam polos de inovação e garantem maior acesso à cultura, especialmente para grupos vulneráveis”, destaca Bárbara Blaudt, diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo.
Nesta edição, a seleção conta com a inclusão de Arquitetura como nova área temática, somando-se às categorias já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música. A ampliação reflete a evolução da rede e abre novas oportunidades para municípios brasileiros se destacarem no cenário global.
Atualmente, 14 cidades do Brasil integram a iniciativa, incluindo Curitiba (Design), Salvador (Música) e Rio de Janeiro (Literatura)
Agenda