BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,68

Rio terá nova plataforma para promover a gastronomia carioca

O Rio de Janeiro ganhará, a partir de março, uma nova vitrine dedicada exclusivamente à sua rica cena gastronômica. O Visit Rio anunciou, na última segunda-feira (3), o lançamento da plataforma “Rio, Cidade Deliciosa”, que contará com um espaço editorial e um guia de restaurantes. O projeto foi apresentado a cerca de 200 representantes de estabelecimentos e assessorias de imprensa especializadas, com o objetivo de destacar o papel da culinária local no fortalecimento do turismo.

Segundo Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, o site será acessível a todos os estabelecimentos interessados em participar do espaço editorial, sem a necessidade de vínculo com a fundação. No entanto, o guia de restaurantes será exclusivo para associados, com um modelo de adesão específico para o setor gastronômico. “Criamos um modelo de associação específico para o segmento gastronômico, que oferece diferentes níveis de adesão”, explicou Werneck.

O momento para o lançamento é considerado estratégico, já que o Rio tem se destacado no cenário da alta gastronomia mundial. Em 2023, o restaurante Lasai foi eleito o melhor do Brasil pelo 50 Best Latin America’s, e a cidade voltou a sediar eventos de peso, como o Guia Michelin e o próprio 50 Best.

A secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, destacou o impacto da gastronomia na economia e na projeção internacional da cidade. “Estamos vivendo um momento extraordinário para a gastronomia carioca. O Rio tem realizado investimentos significativos nesse setor, reconhecendo o papel estratégico do turismo gastronômico como motor econômico e cultural”, afirmou. Ela também mencionou o exemplo de Lima, no Peru, onde a gastronomia se consolidou como um vetor de desenvolvimento.

O evento contou ainda com a participação de nomes de destaque do setor, como Fernando Blower, presidente do SindRio; Thomas Troisgros, do Oseille Restaurante; e Plínio Froes, do Grupo Scenarium. Para Troisgros, a conexão entre turismo e gastronomia é fundamental. “Sempre achei incrível como a gastronomia se conecta ao turismo. Quando alguém vem ao Rio para um evento, como um show de música, dificilmente fica apenas um dia. Normalmente, a pessoa prolonga a estadia por dois ou três dias. E como manter o visitante na cidade? Oferecendo bons hotéis e uma gastronomia de qualidade. Por isso, acho fantástico esse projeto que une esses elementos, criando uma marca forte e colocando o nosso selo no mundo”, declarou.

Atualmente, o Rio conta com seis restaurantes estrelados no Guia Michelin 2024. Oro, Oteque e Lasai ostentam duas estrelas cada, enquanto Cipriani, Mee e San Omakase possuem uma estrela. Além disso, oito estabelecimentos cariocas foram reconhecidos com o selo Bib Gourmand, que destaca locais com excelente relação entre qualidade e preço, incluindo Sult, Brota, Miam Miam, Didier, Maria e o Boi, Pici Trattoria e Artigiano.

O novo modelo de associação criado pelo Visit Rio para o setor gastronômico oferece opções que vão desde a simples presença na plataforma até pacotes mais completos, que incluem ações promocionais nas redes sociais da entidade. O objetivo é potencializar o alcance dos estabelecimentos e consolidar o Rio como um destino de destaque no turismo gastronômico global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS