BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Rio terá nova plataforma para promover a gastronomia carioca

O Rio de Janeiro ganhará, a partir de março, uma nova vitrine dedicada exclusivamente à sua rica cena gastronômica. O Visit Rio anunciou, na última segunda-feira (3), o lançamento da plataforma “Rio, Cidade Deliciosa”, que contará com um espaço editorial e um guia de restaurantes. O projeto foi apresentado a cerca de 200 representantes de estabelecimentos e assessorias de imprensa especializadas, com o objetivo de destacar o papel da culinária local no fortalecimento do turismo.

Segundo Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, o site será acessível a todos os estabelecimentos interessados em participar do espaço editorial, sem a necessidade de vínculo com a fundação. No entanto, o guia de restaurantes será exclusivo para associados, com um modelo de adesão específico para o setor gastronômico. “Criamos um modelo de associação específico para o segmento gastronômico, que oferece diferentes níveis de adesão”, explicou Werneck.

O momento para o lançamento é considerado estratégico, já que o Rio tem se destacado no cenário da alta gastronomia mundial. Em 2023, o restaurante Lasai foi eleito o melhor do Brasil pelo 50 Best Latin America’s, e a cidade voltou a sediar eventos de peso, como o Guia Michelin e o próprio 50 Best.

A secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, destacou o impacto da gastronomia na economia e na projeção internacional da cidade. “Estamos vivendo um momento extraordinário para a gastronomia carioca. O Rio tem realizado investimentos significativos nesse setor, reconhecendo o papel estratégico do turismo gastronômico como motor econômico e cultural”, afirmou. Ela também mencionou o exemplo de Lima, no Peru, onde a gastronomia se consolidou como um vetor de desenvolvimento.

O evento contou ainda com a participação de nomes de destaque do setor, como Fernando Blower, presidente do SindRio; Thomas Troisgros, do Oseille Restaurante; e Plínio Froes, do Grupo Scenarium. Para Troisgros, a conexão entre turismo e gastronomia é fundamental. “Sempre achei incrível como a gastronomia se conecta ao turismo. Quando alguém vem ao Rio para um evento, como um show de música, dificilmente fica apenas um dia. Normalmente, a pessoa prolonga a estadia por dois ou três dias. E como manter o visitante na cidade? Oferecendo bons hotéis e uma gastronomia de qualidade. Por isso, acho fantástico esse projeto que une esses elementos, criando uma marca forte e colocando o nosso selo no mundo”, declarou.

Atualmente, o Rio conta com seis restaurantes estrelados no Guia Michelin 2024. Oro, Oteque e Lasai ostentam duas estrelas cada, enquanto Cipriani, Mee e San Omakase possuem uma estrela. Além disso, oito estabelecimentos cariocas foram reconhecidos com o selo Bib Gourmand, que destaca locais com excelente relação entre qualidade e preço, incluindo Sult, Brota, Miam Miam, Didier, Maria e o Boi, Pici Trattoria e Artigiano.

O novo modelo de associação criado pelo Visit Rio para o setor gastronômico oferece opções que vão desde a simples presença na plataforma até pacotes mais completos, que incluem ações promocionais nas redes sociais da entidade. O objetivo é potencializar o alcance dos estabelecimentos e consolidar o Rio como um destino de destaque no turismo gastronômico global.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Falhas na configuração de voo são...

Investigadores apontam que flaps e trem de pouso podem ter comprometido decolagem do Boeing 787 Dreamliner, que matou 241 pessoas na Índia

EUA recomendam vacinação contra sarampo para...

Atualização do CDC reforça importância da imunização mesmo para destinos sem surtos, após aumento global nos casos

Latam: reforma tributária pode encarecer passagens...

CEO da Latam alerta para impacto da reforma tributária, que pode elevar em até 25% o custo das passagens e comprometer a competitividade

Inscrições abertas para o Festuris 2025...

Evento acontece de 6 a 9 de novembro com acesso gratuito para agentes e imprensa

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS