As companhias aéreas United Airlines e Delta Air Lines programaram a retomada de seus voos para Israel, após meses de suspensão devido ao conflito na região. A United será a primeira a retomar as operações, com um voo diário entre Newark (EWR) e Tel Aviv (TLV) a partir de 15 de março. Em 29 de março, a empresa adicionará uma segunda frequência diária.
Já a Delta planeja reiniciar suas operações em 1º de abril, com um voo diário entre o aeroporto JFK, em Nova York, e Tel Aviv.
As retomadas ocorrem em meio a uma trégua de seis semanas entre Israel e o grupo Hamas. Durante esse período, o Hamas deve libertar 33 reféns – incluindo alguns falecidos – em troca da soltura de centenas de prisioneiros palestinos por Israel e da permissão para que palestinos retornem ao norte de Gaza. Negociações para uma segunda fase do cessar-fogo estão em andamento, o que pode incluir a libertação de todos os reféns remanescentes e a retirada de tropas israelenses da Faixa de Gaza. Caso não haja um novo acordo, a trégua está prevista para terminar em 2 de março.
United e Delta afirmaram que a decisão de retomar os voos foi tomada após uma revisão de segurança. As companhias, assim como a American Airlines, haviam suspendido suas operações em Israel devido ao conflito com o Hamas, além das tensões entre Israel, Irã e Hezbollah, no Líbano.
Atualmente, apenas as aéreas israelenses El Al e Arkia mantêm voos regulares entre os Estados Unidos e Israel.
Agenda