Tiago Faierstein, futuro diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), enfrentará uma sabatina no Senado em meio a preocupações crescentes com a segurança da aviação executiva no Brasil e a alta de acidentes. Atualmente diretor Comercial da Infraero, Faierstein deve ser questionado sobre os três graves acidentes aéreos registrados no país nos últimos 30 dias. Os incidentes envolveram aeronaves de boa reputação operacional, incluindo dois bimotores e um jato, todos operados por um único piloto, embora fossem modelos usualmente conduzidos por dupla de tripulantes.
Os senadores preparam um dossiê para avaliar como a Anac tem conduzido a fiscalização do setor e o que pode ser feito para mitigar novos acidentes. A questão da operação single pilot, comum nos três casos recentes com vítimas fatais em Gramado (RS), Ubatuba (SP) e São Paulo (SP), será um dos pontos centrais do debate. A ausência de copilotos pode ter contribuído para a falta de redundância em situações de emergência.
Queda em São Paulo
No caso da queda do avião em São Paulo, que ocorreu na Avenida Marquês de São Vicente, zona oeste da capital paulista, a Anac havia apontado inconformidades no processo de vistoria da aeronave um dia antes do acidente. Três irregularidades foram identificadas, incluindo divergências nos registros de equipamentos e ausência de alterações obrigatórias no mapa de modificações. No entanto, a agência ressaltou que o avião possuía certificado de aeronavegabilidade válido e estava apto para voo.
A investigação do acidente está a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica, que busca identificar fatores contribuintes e eventuais falhas de segurança.
A queda da aeronave King Air F-90 na capital paulista vitimou o piloto Gustavo Medeiros e o advogado Márcio Louzada Carpena, além de ter causado ferimentos em seis pessoas que estavam em solo. O avião partiu do aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre (RS), mas sofreu falhas logo após a decolagem, atingindo um ônibus antes de cair em chamas.
Diante do histórico recente, a sabatina de Faierstein promete trazer à tona questões sobre a eficácia das fiscalizações da Anac e a necessidade de revisão de protocolos na aviação executiva. O aumento no número de acidentes tem preocupado autoridades e especialistas do setor, que esperam medidas mais rígidas para reforçar a segurança operacional e evitar novas tragédias.
Agenda