São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira (12), o Mercure São Paulo Pinheiros, se tornou o primeiro hotel do Brasil a oferecer atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de uma plataforma digital. A iniciativa foi apresentada , durante um evento no próprio hotel, com a participação de Alexandre Colussi, subgerente do Mercure Pinheiros; Marta Kassab, coordenadora da qualidade do hotel; Lais Souza, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Accor Américas; José Araújo, CEO do Icom e presidente da Ame; e Alessandra Trigo, consultora do Pedalando pela Diversidade.

Convidados e imprensa prestigiaram o lançamento da tradução simultânea de libras. Foto: Rafael Destro

A solução foi desenvolvida em parceria com o Icom, tecnologia criada pela ONG Ame, permitindo que hóspedes surdos possam se comunicar de maneira simples e intuitiva. O serviço funciona 24 horas, inclusive em feriados. Para utilizá-lo, basta escanear um QR Code disponível na recepção, nos quartos ou no restaurante do hotel, conectando-se a um intérprete em tempo real, que intermedeia a comunicação com a equipe do Mercure Pinheiros. O suporte conta com mais de 100 profissionais especializados em Libras, garantindo um atendimento ágil e eficiente.

Marta comemorou o fato do hotel ser inclusivo, mas ressaltou que obras ainda vão ser feitas para pessoas com deficiência. “A gente já é um hotel inclusivo, mas a gente não é 100% inclusivo. É que são muitas as questões que estão sendo conduzidas e planejadas aqui internamente. Então, nós temos uma reforma grande prevista, por exemplo, para toda a área do lobby, todo o térreo, academia, aquela parte do térreo. E isso a gente já vai implementar piso tátil, já vai ter algumas questões que estão aguardando essa obra acontecer para serem implementadas. Inclusive, os acessos externos já estão todos planejados para ser mais acessíveis com rampa, toda a parte externa de entrada do hotel, a parte interna também, os corredores, isso vai tudo acontecer ao longo dessas obras que estão previstas para os próximos tempos.”

Durante o evento, os presentes puderam ver como o novo sistema de tradução funciona na prática. No primeiro momento, as pessoas foram até o quarto acompanhar uma pessoa com deficiência pedindo um suco para o hotel através da tradução simultânea em libras e, no segundo momento, fazendo check-in no saguão do hotel.

Demonstração na prática de como funciona o novo sistema para fazer check-in. Foto: Rafael Destro

Como falado pela coordenadora da qualidade do hotel, o Mercure Pinheiros conta com infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência física, oferecendo apartamentos acessíveis, portas e banheiros amplos, cofres e travesseiros em altura adequada, olho mágico em diferentes níveis, além de equipamentos como cadeiras de banho e escadas para pessoas com nanismo.

Lais Souza comentou sobre os pilares da Accor. “A gente trabalha estruturado em quatro pilares principais, onde a gente pauta a Diversidade e igualdade de gênero; Riqueza da diversidade social, étnica, racial e cultural; Inclusão de pessoas com deficiência; e inclusão LGBT+. E o que é importante sinalizar: o nosso trabalho se pauta muito na interseccionalidade. Nós sabemos que não faz sentido falar de abertura à diversidade e inclusão colocando as pessoas em caixas. As pessoas são complexas, acumulam seus marcadores e esse é um direcionador muito importante quando a gente constrói todas as ações.”

Durante a apresentação, Alessandra Trigo, deixou mensagens reflexivas sobre o Turismo e deficiência. “Não é acessibilidade, uma rampa, um dormitório. É como você vai me conhecer, como você vai se conectar comigo e entender a minha dificuldade. Porque cada um de nós é único. A acessibilidade produz um ROI muito alto dentro das organizações, porque a pessoa com deficiência toma água, se alimenta, gosta de viajar. E muitas vezes isso nos é negado, porque não temos o mínimo necessário para usufruirmos desses direitos. E olha, gente, a gente consome. A gente fica muito feliz em chegar no hotel e ser tratado à altura, com respeito, com potencialidade.”