A Sita lançou uma solução global de mensagens que ajudará a redefinir a forma como as comunicações do Controle de Tráfego Aéreo (ATC, sigla em inglês) funcionam. A Sita ATC Connect permite o compartilhamento de informações de voo com os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (ANSPs, sigla em inglês) de forma rápida e segura em todo o mundo. Além disso, a novidade fornece comunicações otimizadas para simplificar a troca de dados e garantir que as operações de voo sejam executadas de forma mais fluida e eficiente.
A nova plataforma oferece uma solução global de uso fácil para que as companhias aéreas, os aeroportos e os agentes de solo troquem mensagens operacionais contínuas com os ANSPs. A tecnologia pode incluir planos de voo, NOTAMs (Notificações aos Aviadores, em tradução livre), – que alertam os pilotos sobre possíveis riscos ao longo de uma rota ou em um local que possa afetar seu percurso –, além de outros avisos essenciais.
A Sita ATC Connect é facilmente integrada, oferecendo suporte total a mudanças das Redes de Telecomunicações Fixas Aeronáuticas (AFTNs, sigla em inglês) para os modernos Serviços de Tráfego (ATS, sigla em inglês) e Sistemas de Manuseio de Mensagens (AMHS, sigla em inglês). A tecnologia faz todas as conversões entre os sistemas, adaptando-se automaticamente ao ambiente ANSP necessário. Com total interoperabilidade, o sistema permite que os provedores de serviços compartilhem mensagens com arquivos grandes e imagens com recursos aprimorados para o intercâmbio de dados avançados.
“A combinação de sistemas de tráfego aéreo legados e modernos em diferentes mercados em todo o mundo adiciona complexidade e atrasos desnecessários à navegação aérea”, comenta Martin Smillie, vice-presidente sênior da Sita para Comunicações e Intercâmbio de Dados (CDE, sigla em inglês). “A Sita ATC Connect se adapta automaticamente a diferentes comunidades de navegação aérea globalmente com uma conexão de comunicação única e inovadora, que é rápida e segura. Esse é realmente o futuro das mensagens ATC, melhorando a eficiência e permitindo que o setor ofereça operações confiáveis e pontuais”, acrescenta.
As companhias aéreas, os aeroportos e os agentes de solo trocam muitas mensagens com os provedores de serviços de navegação aérea para as operações diárias de voo. Os clientes que usam a nova solução da Sita desfrutam de comunicações contínuas durante todo o processo de operações de voo, enquanto a tecnologia faz todas as conversões entre os sistemas AFTN e AMHS, adaptando-se automaticamente ao ambiente ANSP necessário.
A Sita ATC Connect oferece aos usuários um sistema intuitivo, que fornece acesso direto ao ATC e AMHS da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para um único ponto de transmissão de planos de voo e dados meteorológicos. Dessa forma, o sistema evita pontos intermediários para garantir rapidamente confirmações e respostas em tempo real.
A solução tem uma conexão de back-up integrada, proporcionando um serviço ininterrupto, com fluxos de trabalho otimizados para operações diárias mais fluidas, que economizam tempo e recursos por meio da automação e de processos simplificados. Além disso, a tecnologia pode redirecionar automaticamente o tráfego para evitar interrupções ou atrasos operacionais e, também, abranger os protocolos de conectividade e os formatos de mensagem da ICAO e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) para total compatibilidade e cobertura geográfica.
Agenda