Foi dada largada ao 20º Encontro do Setor de Feiras e Eventos (Esfe), que reuniu autoridades, lideranças e tomadores de decisão do segmento Mice, nesta terça-feira (08), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Com a presença de cerca de 300 convidados, a edição que comemora duas décadas de história do evento contará com uma série de talks, palestras, painéis e a tradicional rodada de negócios, prometendo conteúdo rico em debates sobre inovações, sustentabilidade e novas oportunidades de negócios.

“Há 20 anos conectando pessoas e transformando o setor de turismo de negócios, feiras e eventos”, começou o idealizador do evento Otavio Neto, fundador e CEO do Grupo On Media, parafraseando o tema da edição em seu discurso de aberturado Esfe. “O ano de 2025 promete ser de grande crescimento e colaboração no setor. É um prazer enorme estar aqui em mais um ano e continuar impactando positivamente toda a cadeia do setor”, completou, antes de dar início à programação da manhã, recheada de talks de lideranças do trade.

Com uma analogia ao Pequeno Principe, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau e da Unedestinos, abordou a “invisibilidade do essencial”, algo que profissionais do segmento conhecem bem. “São muitas coisas que os hóspedes e visitantes não se dão conta. Quando está funcionando, ninguém percebe. O essencial é invisível aos olhos. É mágica? Não, o segredo é gente. São pessoas em cada uma das partes da cadeia de produção”, começa o executivo.

“O mesmo vale para os Convention Bureaus, que fazem o trabalho invisível e essecial de captar eventos para os destinos”, continua Sando. “A cada evento captado, são mais hóspedes nos hotéis, mais agentes de viagens oferecendo seus serviços, mais vendas para comércios, mais empregos para prestadores de serviço, mais prazer para os viajantes. Tudo isso é garantido por uma entidade sem fins lucrativos, sustentada exclusivamente pelo apoio dos nossos associados. Estamos aqui para trabalhar por vocês e com vocês”, conclui, reforçando a importância do associativismo.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), por sua vez, listou todas as recentes ações, iniciativas e estudos da entidade e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre elas está o projeto “Vai Turismo”, em parceria com as Fecomércios, que visa sensibilizar também o poder público sobre a importância do setor ao longo de 27 eventos. O executivo também destacou os eventos de divulgação do Sistema S, que inclui Sesc, Senac e Sesi.

Juan Pablo de Vera, CEO e fundador da Diex Media, também marcou presença, reiterando o objetivo de sua empresa de agregar valor aos setores de eventos e entretenimento, por meio de publicidade outdoor digital. “Este ano, visamos ampliar o engajamento dos participantes com duas grandes novidades. A primeira delas, em parceria com uma empresa austríaca voltada a grandes eventos, permite que selfies de participantes apareçam facilmente nos telões. A outra garante que participantes participem de shows de luzes da plateia com controle remoto da lanterna dos smartphones”, revela.

O Professor Luiz Almeida Marins encerrou a programação da manhã reforçando a importância de autoreflexão com base em informações e padrões do passado, comparadas com dados atualizados sobre o mercado. “Para 2025, recomendo que todas as empresas tenham maior foco, diante das discussões antecipadas sobre as eleições presidenciais de 2026, que costumam levar muitos a se distrair de seus negócios. Além disso, é importante apostar no crescimento de caixa e em ampliar o relacionamento com toda a cadeia do setor”, finaliza.