O prêmio Você Inspira, promovido durante o Lacte 20 pela Alagev, teve sua terceira edição marcada por um recorde de inscrições. Com o objetivo de compartilhar e destacar iniciativas inspiradoras do setor, a premiação recebeu 53 cases distribuídos em três categorias: Inovação (26 inscritos), ESG (15) e Parceria (12).
Os cases apresentados no evento passaram por uma avaliação inicial conduzida por bancas específicas para cada categoria. O comitê de ESG foi composto pelos conselheiros do Hub ESG da Alagev, enquanto os cases de Inovação foram analisados por conselheiros da entidade e membros do Hub TravelTech. Já a categoria Parceria foi avaliada exclusivamente pelos conselheiros da Alagev.
Após essa primeira triagem, os finalistas tiveram a oportunidade de apresentar seus cases durante o evento, cabendo ao público a escolha dos vencedores. Agora, cada profissional tinha cinco minutos de fala cronometrados para apresentar seu case.
Confira abaixo os premiados em cada categoria do Prêmio Você Inspira no Lacte:
ESG: ESG no HSM+ 2024 – Adriana Santana – MCI

Adriana Santana – MCI (Foto: Geovana Fraga/ Brasilturis)
O case vencedor da categoria ESG no prêmio Você Inspira, apresentado por Adriana Santana, da MCI Brasil, destacou a importância de integrar práticas sustentáveis e sociais em eventos. Com sede na Suíça, a empresa trouxe para o Brasil iniciativas alinhadas às diretrizes globais de ESG, garantindo um impacto positivo desde a concepção até a execução. Entre as ações implementadas, destacam-se a compensação de CO2, reciclagem de resíduos, aumento da presença feminina em 47%, inclusão de cinco novos projetos sociais e a realização de um tour ESG para congressistas, permitindo uma imersão nas práticas sustentáveis adotadas no evento.
Além disso, o evento contou com medidas voltadas à diversidade e inclusão, como um protocolo de combate ao assédio, banheiros multigênero e a presença de diferentes grupos nos palcos principais. Também foi criado um espaço dedicado para mães com bebês, incentivando a participação feminina no ambiente de negócios. A sustentabilidade esteve no centro da experiência, com destaque para o espaço Amazon Sound, que trouxe reflexões sobre a preservação da floresta, e um projeto de compensação ambiental focado na proteção de nascentes. A transparência e a responsabilidade social guiaram todas as etapas do evento, reforçando a necessidade de pensar ESG de forma estruturada no setor.
Inovação: Central de Eventos Ifood – Carol Mello

Carol Mello – Central de Eventos do Ifood (Foto: Geovana Fraga/ Brasilturis)
Carla Mello, gestora de inteligência e eventos do iFood, compartilhou o case da Central de Eventos, plataforma proprietária que desenvolveu ao longo de cinco anos na empresa. A iniciativa surgiu da necessidade de centralizar a gestão dos eventos do iFood, que antes eram organizados de forma dispersa por diferentes áreas, sem controle estratégico sobre custos e impactos. Além dos eventos internos, havia desafios na administração de grandes patrocínios, como Rock in Rio e Carnaval, especialmente na distribuição de ingressos para stakeholders. Com um mindset voltado à inovação, Carla criou um marketplace interno que automatizou e otimizou toda a cadeia de eventos, desde a reserva de salas até a contratação de serviços e fornecedores.
A plataforma permite que colaboradores requisitem eventos de forma rápida, integrada ao ambiente corporativo do iFood, conectando diferentes equipes e facilitando a gestão de orçamentos, participantes e fornecedores. Com um sistema automatizado de ingressos e RSVP, os convidados confirmam presença por uma landing page segura, respeitando a LGPD, e fazem check-in via QR Code. A implementação da Central de Eventos resultou em maior eficiência operacional e financeira, permitindo que a empresa economizasse 20% nos custos de A&B e unificasse a gestão de mais de 1.700 eventos por ano, consolidando o iFood como referência em inovação no setor.
Parceria: Aviapam & Minerva Foods: Transparência, Governança e Compliance na Gestão de Viagens – Joyce Macieri – Minerva Food e Anderson Paranhos – Avipam

Joyce Macieri – Minerva Food e Anderson Paranhos – Avipam (Foto: Geovana Fraga/ Brasilturis)
Joyce Macieri, da Minerva Foods, e Anderson Paranhos, da Avipam, apresentaram um case de sucesso baseado na parceria e transparência entre cliente e fornecedor, focado na governança corporativa. A iniciativa surgiu para resolver desalinhamentos de dados e divergências de informações, buscando eficiência e confiança. A solução envolveu a implementação de um sistema SAP integrado, permitindo que a Minerva acessasse relatórios em tempo real e comparasse tarifas emitidas no OBT e nas companhias aéreas. Além disso, a empresa passou a ter acesso ao GDS para auditar reservas, garantindo total transparência no processo.
O resultado dessa parceria foi a reconstrução da confiança entre as empresas e um modelo operacional eficiente, onde 100% das emissões aéreas passaram a ser auditadas, tanto em tempo real quanto posteriormente. A iniciativa trouxe mais segurança e conformidade para a Minerva, permitindo que diferentes áreas internas acessassem os dados a qualquer momento. Além disso, a Avipam adotou um modelo de precificação transparente, garantindo um custo justo e fomentando o mercado. O case demonstra como um relacionamento sólido e baseado na governança pode gerar impacto positivo e inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.
Agenda