No Lacte 20, evento promovido pela Alagev, a expansão dos eventos para além do tempo e espaço físico foi o tema central de um painel que reuniu Marcio Quartilho, da NP Digital Brasil, e Mário Toledo, do Grupo Record, com mediação de Thaís Medina, da Business Factory. Os especialistas destacaram a importância de integrar diferentes canais de comunicação para maximizar o impacto e a monetização dos eventos.

Mário Toledo  enfatizou que a escolha dos canais deve levar em conta o público-alvo e a história que se deseja contar. “Não adianta fazer uma campanha só de TV se o público está na internet. O que vai decidir é com quem você quer falar, aonde você está e a história que você quer contar”, disse. Segundo ele, o digital oferece uma ampla gama de possibilidades, incluindo plataformas como Meta e Google, tráfego orgânico e parcerias com veículos de comunicação.

Toledo destacou ainda no Lacte 20 a necessidade de um planejamento que comece antes do evento e se estenda para além dele. “Quando pegamos um evento, conseguimos criar expectativas de 10 a 15 dias antes, utilizando portais, redes sociais, entrevistas e reportagens na TV para trazer o coletivo para o tema central. Durante o evento, trazemos toda a cobertura ao vivo”, explicou. Ele também questionou como os organizadores podem manter o engajamento após o evento e transformar esse impacto em retorno financeiro.

A monetização foi um dos pontos centrais do debate. Para Quartilho, a presença de patrocinadores é um indicativo do valor gerado pelos eventos. “Muitas vezes, os patrocinadores já garantem sua participação com antecedência porque entendem o valor do relacionamento gerado no evento. A estratégia deve ser bem definida, com um planejamento claro e baseado em dados”, afirmou. Segundo ele, a análise de dados é essencial para medir o sucesso das ações e aprimorar as estratégias futuras.

Entre as soluções para ampliar o engajamento e a experiência do público, os especialistas destacaram o uso de banners e QR codes dentro do evento, além da participação de personalidades influentes. “Algo que também gera bastante engajamento são personalidades grandes do meio presentes no evento. A presença delas gera memória afetiva e gera selfies que engajam nas redes sociais”, apontou Toledo.