Com uma carreira sólida no setor de Aviação e Turismo, Danillo Barbizan é diretor de Vendas da Gol Linhas Aéreas desde julho de 2024. Ao longo de sua trajetória, acumulou mais de 15 anos de experiência em vendas e gestão, com passagens por empresas como Delta Air Lines e Ancoradouro. Especialista em planejamento estratégico, negociação e liderança de equipes, Barbizan tem como missão expandir a presença da Gol no mercado nacional e internacional, fortalecendo a relação com parceiros B2B, como agências de viagens e operadoras, e implementando estratégias comerciais alinhadas ao crescimento sustentável da companhia.

Sob a liderança de Danillo Barbizan, a Gol Linhas Aéreas tem intensificado suas estratégias comerciais, resultando em uma expansão significativa de sua malha internacional e no fortalecimento do relacionamento com agentes de viagens. Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, o diretor de Vendas detalha as conquistas de 2024, como o aumento da oferta de voos para destinos no Caribe, Estados Unidos e América do Sul, e apresenta as metas ambiciosas para 2025, que incluem a continuidade da internacionalização e a ampliação de soluções tecnológicas para parceiros comerciais. Confira!

Quais foram as maiores conquistas comerciais da Gol em 2024, tanto em termos de volume de negócios quanto em passageiros, assentos e opções de aeronaves?

Em 2024, tivemos um segundo semestre essencial para prepararmos a alta temporada, que começou em dezembro. Conseguimos garantir uma boa quantidade de vendas antecipadas, o que nos permite operar bem durante os meses de janeiro e fevereiro. Além de ajustar o tíquete médio, tivemos um aumento de oferta nos principais destinos nacionais de lazer, como Florianópolis, Rio de Janeiro e toda a região Nordeste. Essa oferta começou a ser estruturada no segundo semestre de 2024, juntamente com a reestruturação na diretoria de Vendas, cujo impacto se estendeu para o início de 2025. Isso nos posicionou de forma competitiva para atender à demanda crescente e nos prepararmos para novas oportunidades no mercado.

Outro destaque foi o aumento da nossa penetração internacional. Antes, éramos uma companhia essencialmente doméstica com alguns trechos internacionais, mas agora estamos firmando nossa posição como uma companhia com forte presença e tamanho internacional. Hoje, a Gol figura no top 5 companhias aéreas que mais tem rotas para o exterior. Tivemos semanas com mais de 110 voos para a Argentina, por exemplo. Também estamos crescendo em outros mercados, como Estados Unidos e Caribe. Isso é ótimo, não só por conectar brasileiros para mais destinos, como abre a possibilidade para mais estrangeiros chegarem ao Brasil e trazerem moeda forte para nossa economia. O crescimento internacional tem sido em dois dígitos, mais acelerado do que no doméstico proporcionalmente, o que reflete nossa estratégia de diversificação.

Nosso desempenho comercial em 2024 foi ainda potencializado por campanhas promocionais bem-sucedidas, como as ações da Black Friday, que trouxeram recordes de vendas tanto no segmento B2B quanto no B2C. Outro fator relevante foi a reestruturação de nossa malha aérea, que priorizou destinos estratégicos para otimizar a ocupação dos voos. Além disso, nosso investimento contínuo na frota, com a chegada de novos aviões B737 MAX, reforça nosso compromisso em oferecer eficiência operacional e uma experiência superior para os passageiros.

Você mencionou uma reestruturação na diretoria de vendas. O que mudou e como isso impactou o relacionamento com os agentes de viagens?

Em julho de 2024, fizemos uma divisão na diretoria de vendas, separando a área de Estratégia e Planejamento da operação de Vendas em si. É um split de duas cadeiras extremamente complementares. Agora, temos uma equipe focada exclusivamente na venda direta e no relacionamento com os clientes B2B, como agências de viagens, operadoras e demais empresas. Enquanto isso, uma equipe dedicada ao planejamento estratégico trabalha em estreita colaboração com a operação de vendas para garantir que todas as iniciativas comerciais estejam alinhadas aos objetivos da companhia.

Essa divisão trouxe mais foco para cada uma das funções e que nos permitiu desenvolver planos de incentivos mais assertivos para os agentes de viagens, ajustados às necessidades de cada canal. Com isso, conseguimos aumentar o nível de engajamento e criar metas mais racionais, que motivam os clientes a trazer mais vendas. As agências de viagens, por exemplo, contam agora com suporte mais direto e dedicado, além de incentivos que foram desenhados para garantir que seus objetivos se alinhem aos nossos. O resultado mais evidente disso é que registramos maior atingimento de metas de nossos clientes, o que não quer dizer que estão mais fáceis, mas que estão conversando mais com os dois negócios, gerando mais vendas.

Que outras ações e iniciativas a Gol desenvolveu e está desenvolvendo para reforçar a parceria com os agentes de viagens?

Investimos muito na plataforma Conecta Gol, que dá mais autonomia para os agentes de viagens resolverem problemas operacionais, como remissão de bilhetes, solicitação de reembolsos e correção de nomes. Com isso, reduzimos a carga de trabalho operativa, permitindo que nossos executivos de contas foquem em gerar mais receitas. Além disso, o Conecta Gol proporciona mais rapidez na solução de problemas, o que reflete diretamente em uma experiência melhor para os passageiros.

A plataforma também eliminou a necessidade de cobrar taxas por atendimento telefônico, pois agora os agentes têm à disposição uma ferramenta eficiente para resolver essas questões, reduzindo a sobrecarga do nosso atendimento. Essa evolução foi essencial para estreitarmos nosso relacionamento com os agentes, pois passamos a disponibilizar soluções tecnológicas que tornam o dia a dia deles mais eficiente e prático, garantindo que ele utilize seu tempo mais em vendas do que em pós-vendas.

Importante dizer que, no último semestre, nossa equipe comercial passou a estar muito mais presente fisicamente junto aos agentes. Temos investido em treinamentos, eventos e reuniões presenciais para ouvir suas demandas e entender suas necessidades. Essa abordagem nos ajuda a criar estratégias mais alinhadas à realidade do mercado, que tem resultado em feedbacks muito positivos.

Para 2025, estamos trabalhando para internacionalizar o uso do Conecta Gol, permitindo que agentes de vendas fora do Brasil também tenham acesso a esses recursos, em especial a ferramenta de grupos. Queremos otimizar a inovação e fazer o máximo de uso possível tecnologias que desenvolvemos, antes de seguir em busca de novas empreitadas.

Qual é o papel dos agentes de viagens no contexto atual, com a consolidação das plataformas digitais?

Os agentes de viagens têm um papel fundamental no setor, especialmente na personalização e na gestão de viagens mais complexas. Enquanto as plataformas digitais atendem a um público mais independente, os agentes conseguem agregar valor ao oferecer soluções sob medida, sejam pacotes personalizados ou relatórios detalhados para clientes corporativos. Esse fator humano é algo que as plataformas não conseguem substituir.

No segmento B2B, por exemplo, os agentes são muito relevantes em viagens de curta antecedência, onde a gestão eficiente é crucial. Eles também desempenham um papel vital na distribuição, equilibrando as vendas entre canais diretos e indiretos, e contribuindo significativamente para o sucesso das operações. Além disso, os agentes conseguem oferecer um atendimento mais personalizado, especialmente para clientes que buscam experiências diferenciadas e soluções adaptadas às suas necessidades específicas.

Os agentes também são essenciais para a construção de novos produtos turísticos. Eles têm a capacidade de identificar tendências de mercado e desenvolver soluções criativas para atender às demandas dos clientes. Esse aspecto é particularmente relevante em mercados emergentes ou em destinos que estão em processo de consolidação como opções atrativas para os viajantes.

Quais são os mercados prioritários para a Gol em 2025?

No mercado doméstico, nossa responsabilidade e prioridade é manter nossa a liderança, em especial nos hubs estratégicos, como Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. Esses hubs são estratégicos para nossa malha, pois nos permitem conectar diferentes regiões do Brasil de forma eficiente e competitiva. Além disso, o recente reforço na frota, incluindo quatro novos aviões 737 MAX, aumentaram nossa capacidade e permitirão atender melhor à demanda crescente no segmento.

No mercado internacional, que é o nosso grande foco de crescimento, estamos ampliando significativamente a oferta para diversos destinos, principalmente do Caribe. Punta Cana se fortaleceu, inauguramos uma rota para San José, na Costa Rica, estreamos voos diretos para Aruba e relançamos Cancún. Também expandimos nossa presença nos Estados Unidos e na América do Sul, especialmente na Argentina, com voos para várias cidades além de Buenos Aires, como Rosário, Córdoba e Mendoza. Esses destinos estão conectados diretamente com 13 cidades brasileiras, aumentando também o fluxo de argentinos para todas as regiões do Brasil. Nossa construção de malha também permite conectar de forma mais eficiente os turistas argentinos ao Caribe, que eles são apaixonados, além de apresentá-los às belezas do Nordeste brasileiro. Todos esses mercados têm mostrado um grande potencial e são fundamentais para a nossa estratégia de internacionalização.

Tal movimentação também garante uma ótima oportunidade para agentes de viagens expandirem suas ofertas para além dos destinos mais comuns. Afinal, essa é a função desses profissionais, construir novos produtos e educar os turistas brasileiros sobre novos destinos.

Quais são as expectativas da Gol para 2025?

As expectativas para 2025 são muito positivas, tanto para a Gol quanto para a indústria como um todo. Creio que seja importante estarmos sempre atentos às movimentações, não só do setor aéreo, mas de toda a cadeia de Viagens e Turismo. Teremos grandes desafios macroeconômicos este ano, que não deve ser novidade para ninguém, então não podemos largar a mão.

É um ano de grandes entregas para a Gol e faremos isso com muita maestria, sempre atentos às oportunidades que surgirem adiante. Temos um plano robusto que contempla tanto o mercado doméstico quanto o internacional, com foco em crescimento sustentável e na criação de valor para os nossos parceiros e clientes. Este plano envolve não apenas expansão de nossa malha, mas também melhorias na experiência do cliente e no fortalecimento de parcerias com agentes de viagens.