O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos, trouxe à tona a importância dos portos brasileiros para a indústria de cruzeiros e logística do país. Durante a palestra “Portos, Destinos e Terminais: Como Utilizar as Estruturas e as Informações Corretas para Garantir uma Experiência Memorável”, Ricardo dos Santos Moreira, gerente de fiscalização do Porto de Santos, apresentou dados sobre a movimentação do terminal e sua relevância para a economia nacional.

O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, movimentou 173 milhões de toneladas em 2023, superando os números de qualquer outro porto brasileiro. A infraestrutura robusta conta com 100 km de ferrovias internas, 55 km de hidrovias e um canal com profundidade crescente, que já alcança 17 metros para permitir a atracação de navios maiores. “Se juntássemos o segundo, terceiro e quarto maiores portos do Brasil, ainda assim não alcançaríamos os números de movimentação do Porto de Santos”, destacou Moreira.
Além da relevância logística, o terminal também tem um papel essencial para o turismo de cruzeiros. O Concais, terminal de passageiros do Porto de Santos, registrou a movimentação de cerca de um milhão de hóspedes na última temporada, um aumento significativo em relação a 2018, quando esse número era de 604 mil. A tendência é de crescimento contínuo, impulsionando a economia local e consolidando Santos como um dos principais pontos de embarque de cruzeiristas no Brasil.
Moreira enfatizou a importância da segurança e da experiência do passageiro. O Porto de Santos conta com 197 câmeras de monitoramento e parcerias com terminais e a prefeitura para ampliar a vigilância. A revitalização do Parque Valongo, onde aconteceu o Cruise 360, é um exemplo do fortalecimento da relação entre o porto e a cidade. “Quando falamos de infraestrutura e logística, é fundamental lembrar que estamos lidando com pessoas e seus sonhos. A experiência do passageiro deve ser sempre memorável”, afirmou.
Outros portos brasileiros também se destacaram na palestra. Javier Humberto Carnevale, gerente de operações do Concais, apresentou melhorias na operação do terminal, incluindo o despacho de bagagens em ambiente climatizado para maior conforto dos passageiros.
No Rio de Janeiro, Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá, ressaltou a proximidade do terminal com pontos turísticos icônicos, como o Museu do Amanhã e o Aquário do Rio. Já em Salvador, Luís Brito, supervisor do Contermas, destacou a importância das regras de segurança e os desafios operacionais no embarque e desembarque dos passageiros.