BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Braztoa mobiliza rede de apoio para agências impactadas pela ViagensPromo; confira

Associação reúne operadoras para mitigar impactos e orienta o setor sobre medidas jurídicas e comerciais

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) emitiu, na manhã desta segunda-feira (17), um comunicado em apoio às agências de viagem afetadas pela recente crise da ViagensPromo. A associação, que acompanha os desdobramentos da situação desde o início, reforçou que a ViagensPromo nunca fez parte do seu quadro de associadas.

Preocupada com os impactos da instabilidade no setor, a Braztoa entrou em contato com suas operadoras associadas para identificar possibilidades de apoio aos agentes de viagem e seus clientes. A ideia é que, dentro das possibilidades de cada empresa, sejam oferecidas condições especiais para a reacomodação de viajantes prejudicados. No entanto, cada operadora avaliará individualmente a melhor forma de contribuir, sem qualquer vínculo comercial prévio com a ViagensPromo.

Além disso, a associação mobilizou diversas entidades e empresas do turismo para ampliar a rede de suporte, buscando viabilizar condições especiais que ajudem a mitigar os prejuízos do mercado.

Diversas operadoras já se posicionaram publicamente e algumas disponibilizaram canais diretos de atendimento B2B para auxiliar as agências afetadas. A Braztoa reforça que esse suporte não se trata de um ressarcimento dos serviços adquiridos pela ViagensPromo, mas sim de novas oportunidades comerciais com condições diferenciadas.

Confira, na tabela abaixo, as operadoras que disponibilizaram canais de atendimento B2B para este tema:

OperadoraTelefoneCanal de Contato
AGAXTUR11-3067-0888
AZUL VIAGENSnucleocomercialazv@voeazul.com.br
BANCORBRÁS61-99152-2157comercial.agencia@bancorbras.com.br
BEFLYcontingencia@qby.com.br
BEST BUY TRAVEL11-4805-7272operacao@bestbuytravel.com.br
BRT OPERADORA41-3219-5400operadora@grupobrt.com.br
CVC11-3003-8707www.cvcagentes.com/contatos
E-HTL11-3158-5656flavia.cruz@ehtl.com.br
HOTELDOFormulário
NEW AGE11-4395-7078atendimento@newage.tur.br
ORINTER11-3514-4444operadora@orinter.com.br
RCA TURISMO11-3017-8700fabio@rcaturismo.com.br
SCHULTZ41-3303-6565alessandra.moro@schultz.com.br
TBOthais.cabrera@tbo.com
TRANSEUROPA21-2224-2297transeuropa@transeuropa.com.br
TRANSMUNDI0800-062-6262contato@transmundi.com.br
TREND VIAGENS11-3003-2771 / 11-4090-1688 (WhatsApp)concierge.lazer@trendviagens.com.br
VISUAL11-4090-1777atendimentovisual@visualturismo.com.br

 

A associação, embora não tenha poder para fiscalizar o mercado, divulgou em seu comunicado orientações fundamentais para ajudar as empresas a gerenciar os impactos da crise e proteger seus direitos. Confira, abaixo, as orientações da associação.

1. Avaliação jurídica e financeira individualizada
A primeira recomendação da Braztoa é que as empresas afetadas realizem uma avaliação jurídica e financeira detalhada. Cada empresa deve, com o apoio de seus departamentos jurídico e financeiro, revisar as relações contratuais com a ViagensPromo e outros fornecedores. O objetivo é identificar riscos e adotar estratégias para proteger seus direitos e minimizar os prejuízos. “É fundamental registrar por escrito cada movimentação durante esse processo, garantindo transparência e documentação das ações”, orienta a associação.

2. Gestão proativa com fornecedores
A Braztoa também destaca a importância da gestão proativa com fornecedores. Empresas que mantiveram relações comerciais com a ViagensPromo devem buscar uma aproximação com esta e com outros fornecedores envolvidos nas operações afetadas. A negociação de condições especiais para viabilizar a continuidade dos serviços adquiridos pelos consumidores é essencial neste momento.

3. Prioridade para acordos e mediação
A associação recomenda que as empresas priorizem a solução consensual com consumidores e fornecedores sempre que possível, evitando a judicialização precoce. “Litígios judiciais podem aumentar os prejuízos e expor as agências a interpretações do Código de Defesa do Consumidor, que tende a responsabilizar solidariamente os integrantes da cadeia de fornecimento de serviços turísticos”, alerta a Braztoa.

4. Revisão e fortalecimento das parcerias comerciais
Diante do cenário de incertezas, a Braztoa sugere que todas as empresas revisem suas parcerias comerciais, adotando critérios mais rigorosos na escolha de fornecedores. A associação recomenda ainda o aprimoramento das cláusulas contratuais para garantir maior segurança jurídica e proteção financeira, visando a redução de riscos futuros.

Por fim, a Braztoa reafirma que segue comprometida em acompanhar os desdobramentos da situação e apoiar o setor de turismo, reforçando a importância da transparência, cooperação e fortalecimento das relações comerciais dentro do mercado.

 

 

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Com novos produtos, BeFly projeta segundo...

Queensberry e Qby ampliam oferta de produtos, apostam em exclusividade e encerram semestre com resultado acima das metas

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol lança voos diretos entre Rio...

Companhia estreia rota sazonal em janeiro de 2026 com duas frequências semanais, reforçando conectividade Brasil-Argentina

Azul amplia codeshare com Air Europa...

Acordo adiciona destinos na Espanha, Itália e Portugal; check-in único e bagagem despachada até o destino final

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS