Santos (SP) – Durante o Cruise 360, realizado em Santos, nos dias 15 e 16 de março, os participantes tiveram a oportunidade de visitar embarcações da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros. No sábado (15), estavam disponíveis para visitação os navios MSC Grandiosa e Costa Diadema. Já no domingo (16), os visitantes puderam conhecer o MSC Seaview e o Costa Pacífica. A equipe do Brasilturis acompanhou a visita técnica ao Costa Pacífica e participou de uma apresentação no Teatro Stardust sobre as novidades da temporada 2024/2025 da Costa Cruzeiros.
O evento contou com a presença de Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, Miriã Nascimento, coordenadora de vendas da Costa Cruzeiros e Carlos Coscione, diretor de Business Intelligence e Market Planning na América do Sul, que conduziram uma capacitação sobre os diferenciais da empresa. “Nós vamos fazer aqui um treinamento, uma capacitação com vocês, falar um pouquinho sobre o que a Costa tem a oferecer, não apenas na temporada América do Sul, mas em outros destinos pelo mundo”, destacou Ribeiro.
Destaques da temporada 2024/2025
A temporada 2024/2025 da Costa Cruzeiros na América do Sul já está com lotação esgotada desde janeiro deste ano, um reflexo do crescimento do mercado de cruzeiros e da consolidação da marca na região. “A temporada 24/25 foi um sucesso. Hoje, já não temos nada para vender. Nossos navios vão até abril, mas já estamos lotados desde janeiro. Isso é fruto do trabalho de vocês”, ressaltou Miriã Nascimento.

Entre os navios que operarão no Brasil na próxima temporada estão o Costa Diadema e o Costa Favolosa. O Costa Diadema chega em novembro, realizando mini cruzeiros e roteiros de sete noites com embarque em Santos e Itajaí. Já o Costa Favolosa operará mini cruzeiros e itinerários de oito ou nove noites, com embarques no Rio de Janeiro e Buenos Aires. “O nosso cruzeiro mais vendido, com maior antecedência, é o Dançando a Bordo. As vendas da próxima temporada já estão abertas para a 21ª edição, que acontecerá em 15 de março de 2026”, explicou Miriã.
Expansão Internacional e Caribe sem visto
Além da América do Sul, a Costa Cruzeiros tem uma forte presença internacional, operando em destinos como Mediterrâneo, Caribe, Emirados Árabes e Ásia. Entre as novidades para 2025 está a ampliação da oferta de cruzeiros pelo Caribe sem necessidade de visto, com dois navios operando na região: o Costa Pacífica, com embarque em La Romana, e o Costa Fascinosa, que partirá de Santo Domingo. “Estamos dobrando nossa oferta no Caribe, pois percebemos um grande potencial no mercado brasileiro”, afirmou Miriã.
Outra iniciativa que se destaca é o programa Sea Destination, que adiciona experiências exclusivas aos itinerários internacionais da Costa Cruzeiros. “Além das paradas regulares, proporcionamos momentos únicos como café da manhã na Baía de Capri e festas ao pôr do sol em Formentera, tornando a viagem ainda mais especial para os passageiros”, explicou Miriã.
Novos produtos e condições especiais
A Costa Cruzeiros também anunciou condições diferenciadas para agentes de viagens, como o programa Conexão Costa, que inclui passagens aéreas e transfers nos pacotes de cruzeiros internacionais. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos agentes, oferecendo um produto completo, com parcelamento em até 12 vezes sem juros e comissionamento de 5% sobre a tarifa aérea”, destacou Coscione.
Entre os pacotes disponíveis estão roteiros no Caribe, cruzeiros pelo Mediterrâneo e Emirados Árabes, além da famosa Volta ao Mundo, que terá itinerários em 2026 e 2027 com duração de 141 noites. “Esse cruzeiro vende com muita antecedência. A edição de 2025 esgotou rapidamente, por isso já abrimos reservas para 2026 e 2027”, reforçou Miriã.
Compromisso com a excelência e crescimento no Brasil
Dario Rustico, presidente da Costa Américas, também marcou presença no evento e destacou o impacto econômico da companhia no Brasil. “Temos entre 400 e 500 tripulantes brasileiros a bordo dos navios Costa. Essas pessoas tinham uma renda familiar de cerca de R$ 1.000 antes de embarcarem, e hoje falam quatro ou cinco idiomas, visitam mais de 25 países e mudam suas vidas através do turismo”, afirmou Rustico.

A apresentação foi finalizada com um reforço sobre a importância da venda de seguro viagem para os passageiros. “O seguro é essencial para garantir tranquilidade ao viajante. A Costa Cruzeiros recomenda a Universal Assistance, mas o mais importante é que o cliente nunca viaje sem um seguro”, alertou Miriã Nascimento.