A Skål Internacional São Paulo realizou com sucesso a Viagem Turística Cultural, em 15 de março de 2025, proporcionando uma experiência única que combinou arte, cultura e turismo na Estância Turística de Itu, a cidade histórica no interior paulista. O evento reuniu jornalistas e convidados especiais em uma jornada enriquecedora com a participação especial do renomado muralista Eduardo Kobra e do prefeito Herculano Passos.
A programação teve início com um breve panorama sobre a relevância do turismo cultural para Itu, com embarque no Shopping Eldorado, com o apoio da Paxtour – Mobilidade Corporativa, o grupo partiu de São Paulo rumo ao Novotel Itu Golf & Resort, para um delicioso welcome coffee. De lá, à visita guiada ao Museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro, que proporcionou uma imersão no universo da arte contemporânea, em uma antiga fábrica de tecidos transformada em espaço cultural.
O momento mais esperado foi o encontro exclusivo com Eduardo Kobra em seu ateliê onde o artista recebeu, pessoalmente, os participantes e revelou detalhes do seu processo criativo e das técnicas empregadas em suas obras, que estão presentes em diversos locais do mundo.
O Ateliê Kobra é aberto ao público e possibilita aos visitantes uma oportunidade de mergulhar no universo da arte urbana e entender como a arte pública pode transformar cidades e atrair visitantes para o Brasil.
Após a experiência artística, o grupo participou de um almoço típico inspirado na culinária regional, no Restaurante Estação, localizado em um charmoso espaço que remete às antigas ferrovias paulistas. Posteriormente, a viagem continuou com o histórico passeio no Trem da República, que liga Itu (SP) a Salto (SP), proporcionando uma experiência única e nostálgica aos participantes.
Para fechar a programação, os participantes visitaram o Centro Histórico de Itu, destacando casarões coloniais, igrejas barrocas e outros marcos históricos brasileiros. No Museu Republicano “Convenção de Itu”, os visitantes conheceram mais sobre a história política e a importância do movimento republicano na formação do país.
O evento reforçou a importância da integração cultural promovida pelo turismo, destacando o valor social e econômico que tais experiências proporcionam às comunidades locais e aos visitantes. “A Skål Internacional São Paulo agradece ao Instituto Kobra e à Prefeitura Municipal de Itu pelo apoio que facilitou a participação de todos nesta jornada inspiradora, especialmente, a homenagem ao artista Eduardo Kobra, que será compartilhada com as 299 organizações da Skål, presentes em 85 países, de todos os continentes”, destacou Aristides de La Plata Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo.
Carlos Prado, Aristides Cury, Eduardo Kobra, Herculano Passos, Juliana Passos, Alain Baldacci, Jose Mauro Orlandini e Michele Fernanda Vicente na homenagem SKÅL Arts & Tour
Contextualizando a Skål como uma associação de profissionais de Turismo presente no mundo inteiro, o presidente do Skål Internacional São Paulo entregou a placa do prêmio SKÅL Arts & Tour ao artista Eduardo Kobra pelos relevantes benefícios turísticos decorrentes de seus mais de 500 painéis espalhados pelo mundo promovendo o Brasil.
O prefeito Herculano Passos reiterou que acredita no Turismo como vetor de desenvolvimento e que irá, como prefeito, seguir incentivando o Turismo e possibilitando que mais empresas, parques temáticos e artistas possam se estabelecer em Itu.
“Tenho obras em mais de 30 países, só nos Estados Unidos eu tenho 53 murais hoje. Eu tive a oportunidade de morar em todos esses lugares, mas foi uma escolha pessoal morar em Itu, pela proximidade com a minha cidade natal, São Paulo e pela cultura da cidade. Agradeço a todos pelo suporte que a cidade tem dado ao meu trabalho e ao Skål pela premiação”, declarou Eduardo Kobra, que também tem na cidade a sede do Instituto Kobra.
Instituto Kobra: a arte como instrumento de transformação social
Um dos mais reconhecidos e respeitados muralistas da atualidade, Eduardo Kobra sempre teve uma particular sensibilidade para o social — em grande parte por conta de sua própria origem, nascido e criado na periferia da cidade de São Paulo (SP).
Desde 2021, as inúmeras ações de impacto social desenvolvidas, concebidas e realizadas por Kobra e sua equipe têm a chancela de um organismo criado justamente para isso, o Instituto Kobra (IK). Trata-se de uma entidade que acredita na arte como instrumento de transformação social, sobretudo daqueles em estado de vulnerabilidade.
Fundado e presidido por Kobra, o Instituto parte da própria biografia do artista para fundamentar a importância e o papel da cultura como agente transformador de vidas e realidades.
Sede do IK
Já é realidade o espaço que irá funcionar como nossa sede: um galpão de mil metros quadrados em terreno que conta com 3 mil metros quadrados de espaço aberto, na cidade de Itu, interior paulista. O local foi cedido pela prefeitura da cidade com localização privilegiada — a menos de 100 quilômetros da capital paulista.
Atualmente estamos em fase de captação de recursos para construção do projeto arquitetônico, e a sede do IK oferecerá ampla e abrangente programação ao público. A obra será executada em 2025 e 2026 em paralelo às ações que já vêm sendo realizadas.
Saiba mais sobre o Instituto Kobra e como ser parceiro neste link.