A Gol anunciou nesta segunda-feira (24) que recebeu compromisso de investidores para uma injeção de até US$ 1,25 bilhão como parte do processo de recuperação judicial em andamento nos Estados Unidos. O valor faz parte de um total de US$ 1,9 bilhão em instrumentos de dívida que serão emitidos para o pagamento de um financiamento “debtor-in-possession” (DIP), mecanismo que permite que a companhia continue operando enquanto reestrutura suas finanças.
Em comunicado ao mercado, a Gol detalhou que os recursos também serão utilizados para cobrir custos da transação e garantir capital de giro para as operações após a conclusão do processo de Chapter 11, nome dado à recuperação judicial no sistema norte-americano.
Além do financiamento já acertado, a empresa afirmou que segue avaliando alternativas viáveis e competitivas, que podem incluir novos empréstimos ou investimentos em participação acionária, seja de forma direta ou indireta.
A Gol entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em janeiro de 2024, como parte de sua estratégia para reestruturar dívidas e buscar sustentabilidade financeira a longo prazo. O movimento faz parte de um esforço para manter a companhia competitiva no mercado aéreo, garantindo estabilidade para clientes, fornecedores e investidores.