A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou, na última segunda-feira (24), a 1ª Reunião Global das Comunidades de 2025. O evento ocorreu no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, reunindo 212 profissionais — sendo 119 participantes presenciais e 93 conectados virtualmente. Sob o tema “Altitude 2025 – Escalando o amanhã no presente”, o encontro foi estruturado para fomentar o debate, identificar problemas do trade e buscar soluções colaborativas.
“É o protagonismo das nossas comunidades, trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso mercado. E para tornar essa jornada ainda mais especial, escolhemos uma metáfora poderosa: a escalada rumo ao topo do Everest”, destacou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev. Ao longo do ano, a associação realizará oito encontros, sendo quatro reuniões globais e quatro setoriais. Cada marco terá etapas específicas, como reconhecimento de desafios, análise de obstáculos, desenvolvimento de protótipos e apresentação de soluções.
Planejamento anual e cases de mercado
A programação anual apresentada na reunião inclui etapas de aprofundamento, ideação e validação. Em maio, por exemplo, as comunidades mapearão os desafios mais estratégicos e desenvolverão soluções que, em junho, ganharão protótipos iniciais. Em setembro e outubro, as equipes aprimorarão as propostas, com a última reunião, marcada para 17 de novembro, sendo dedicada à apresentação dos resultados e celebração das conquistas.
Durante o encontro, a Alagev também abriu espaço para a apresentação de cases inspiradores. Luana Cappellazzo, da Bayer, detalhou o projeto EDM Day, que ficou em 4º lugar na categoria Parceria do “Você Inspira no LACTE”. A ação abordou ESG e inovações tecnológicas, com ativações de empresas como Accor, Gol e R1.
Já Viviane Moraes, do McDonald’s, apresentou o case desenvolvido com a Voll, que ajudou a aprimorar a gestão de viagens da rede na América Latina. A tecnologia da agência otimizou processos para mais de 40 mil funcionários. Carolina Gaete, da Voetur, destacou o projeto VOESYNC, uma solução própria que conecta sistemas de distribuição e informações de passageiros para facilitar o monitoramento de voos, respeitando a LGPD.
Atividade colaborativa e novidades da Alagev
Uma dinâmica prática envolveu os participantes, que se reuniram em grupos para identificar desafios do mercado e sugerir soluções. “Assim como os alpinistas não saem escalando sem se preparar, também não podemos buscar soluções sem entender os problemas a fundo”, reforçou Andrea Matos, gerente executiva da Alagev. Após o debate inicial, cada grupo votou em seis questões prioritárias que serão aprofundadas nas reuniões setoriais.
Outro destaque da 1ª Reunião Global foi o lançamento do novo site da Alagev (https://alagev.org/), que agora concentra informações sobre a associação e pesquisas relevantes, como a Pesquisa Anual de Viagens Corporativas (PAVC) e o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), desenvolvido em parceria com a FecomercioSP.
A entidade também anunciou a continuidade do ciclo 2 dos embaixadores, agora com duração anual. Entre os profissionais que seguem como representantes estão Bianca Cavalcante (Viatris), Guilherme Rizzi (LCA Viagens), Karla Fidelis (Neogrid) e Leonardo Stangueti (Tivoli Mofarrej). O mandato dos embaixadores se estende até agosto de 2025.