Início Notícias Destinos Mianmar sofre maior terremoto em um século e impacta Tailândia e Vietnã

Mianmar sofre maior terremoto em um século e impacta Tailândia e Vietnã

Tremor de magnitude 7,7 causa colapso de edifícios, paralisa transportes e leva Tailândia a criar centro de emergência

0
Um prédio desmoronou em um canteiro de obras em Bangkok. (Foto: Bloomberg)

Mianmar foi atingido nesta sexta-feira (28) pelo maior terremoto registrado no país nos últimos 100 anos, com reflexos sentidos na Tailândia e no Vietnã. O tremor, de magnitude 7,7, colapsou edificações e levou à evacuação de milhares de pessoas em diferentes regiões. Em Bangcoc, capital tailandesa, um edifício desabou e o transporte público foi suspenso temporariamente. Além disso, voos da Myanmar National Airlines, companhia aérea estatal, foram cancelados devido ao impacto do terremoto.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo foi registrado a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu por volta das 13h21 no horário local de Bangcoc e foi o mais forte no mundo desde 2023, segundo dados compilados pela Bloomberg. Um segundo abalo, de magnitude 6,4, também foi registrado na mesma região.

O terremoto foi sentido com intensidade em diversas regiões da Tailândia, incluindo Bangcoc e Chiang Mai, provocando correria e paralisação temporária de serviços. O vice-primeiro-ministro tailandês, Prasert Jantararuangtong, informou que as telecomunicações foram afetadas e que houve suspensão dos serviços de transporte público, incluindo trens e ônibus.

Diante do impacto, a primeira-ministra tailandesa Paetongtarn Shinawatra determinou a criação de um centro de emergência 24 horas para coordenar a resposta das agências governamentais. “Estamos monitorando a situação de perto e garantindo que todas as medidas necessárias sejam tomadas para minimizar os danos”, declarou a líder do governo em uma transmissão ao vivo no Facebook.

Em Mianmar, que atualmente é governado por uma junta militar, as informações sobre os danos são limitadas devido ao controle estatal dos meios de comunicação e ao acesso restrito à internet. No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” na região central do país. A Cruz Vermelha também mencionou que estradas e prédios públicos foram afetados.

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile