BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Turismo na COP30: Brasil planeja evento sustentável e amplia investimentos

Governo propõe dia dedicado ao turismo e prepara infraestrutura para destacar o setor na conferência em Belém

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se nesta terça-feira (1º) com o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, para apresentar as iniciativas que serão levadas à Conferência do Clima da ONU, prevista para 2025, em Belém. Entre as propostas, destaca-se a criação de um dia dedicado ao turismo, com foco no ecoturismo e na sustentabilidade.

Uma das principais estratégias do governo brasileiro para a COP30 será a implantação da Casa Brasil na Green Zone, área do evento destinada à interação entre governos e entidades institucionais. Além disso, uma Ilha Flutuante da Casa Brasil será instalada no Portal da Amazônia, ampliando a visibilidade do país no encontro.

Sabino destacou a importância da conferência para o país. “Falamos sobre nossas perspectivas para a conferência e os esforços que estão sendo feitos para que esta seja a COP mais produtiva e impactante da história. O Brasil está empenhado em oferecer um evento inovador e transformador”, afirmou.

O embaixador André Corrêa do Lago também ressaltou o impacto positivo da conferência para o turismo nacional. “O turismo é um setor estratégico, que cria empregos e promove renda em nosso país. Já o ecoturismo sustentável é um dos caminhos para o Brasil apoiar esse desenvolvimento com o menor impacto possível, por isso estamos totalmente entusiasmados em poder ter essa COP em Belém e compartilhar isso com o mundo.”

Outro projeto apresentado pelo ministro envolve a exibição da primeira embarcação brasileira movida a hidrogênio verde durante a COP30. A iniciativa busca reforçar o compromisso do Brasil com soluções sustentáveis no transporte marítimo.

O governo federal também anunciou a criação de um monumento em homenagem à 30ª edição da conferência. A obra será escolhida por meio de um concurso nacional e instalada na orla do Portal da Amazônia, servindo como um símbolo de sustentabilidade e inovação.

Para fortalecer a infraestrutura turística de Belém e preparar o setor para a conferência, o Ministério do Turismo inaugurou a Escola Nacional de Turismo, oferecendo cursos de capacitação em áreas como hotelaria, atendimento e idiomas estrangeiros. Além disso, foi disponibilizado crédito para empresários do setor por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), com R$ 322 milhões liberados ao longo de 2024.

As iniciativas visam transformar a COP30 em uma vitrine para o turismo sustentável no Brasil, fortalecendo o setor e posicionando o país como referência em inovação e preservação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol tem plano aprovado nos EUA...

Plano da Gol inclui captação de até US$ 1,87 bilhão e conversão de dívidas em ações, com diluição estimada em 75%

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Portugal adota novo controle migratório com...

Mudança pode causar filas em aeroportos; novos sistemas integram plano europeu de modernização de fronteiras

Senado aprova projeto que garante livre...

Proposta altera o Estatuto da Cidade e proíbe privatização do acesso a áreas naturais de interesse turístico, como praias e cachoeiras

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS