Turismo na COP30: Brasil planeja evento sustentável e amplia investimentos

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se nesta terça-feira (1º) com o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, para apresentar as iniciativas que serão levadas à Conferência do Clima da ONU, prevista para 2025, em Belém. Entre as propostas, destaca-se a criação de um dia dedicado ao turismo, com foco no ecoturismo e na sustentabilidade.

Uma das principais estratégias do governo brasileiro para a COP30 será a implantação da Casa Brasil na Green Zone, área do evento destinada à interação entre governos e entidades institucionais. Além disso, uma Ilha Flutuante da Casa Brasil será instalada no Portal da Amazônia, ampliando a visibilidade do país no encontro.

Sabino destacou a importância da conferência para o país. “Falamos sobre nossas perspectivas para a conferência e os esforços que estão sendo feitos para que esta seja a COP mais produtiva e impactante da história. O Brasil está empenhado em oferecer um evento inovador e transformador”, afirmou.

O embaixador André Corrêa do Lago também ressaltou o impacto positivo da conferência para o turismo nacional. “O turismo é um setor estratégico, que cria empregos e promove renda em nosso país. Já o ecoturismo sustentável é um dos caminhos para o Brasil apoiar esse desenvolvimento com o menor impacto possível, por isso estamos totalmente entusiasmados em poder ter essa COP em Belém e compartilhar isso com o mundo.”

Outro projeto apresentado pelo ministro envolve a exibição da primeira embarcação brasileira movida a hidrogênio verde durante a COP30. A iniciativa busca reforçar o compromisso do Brasil com soluções sustentáveis no transporte marítimo.

O governo federal também anunciou a criação de um monumento em homenagem à 30ª edição da conferência. A obra será escolhida por meio de um concurso nacional e instalada na orla do Portal da Amazônia, servindo como um símbolo de sustentabilidade e inovação.

Para fortalecer a infraestrutura turística de Belém e preparar o setor para a conferência, o Ministério do Turismo inaugurou a Escola Nacional de Turismo, oferecendo cursos de capacitação em áreas como hotelaria, atendimento e idiomas estrangeiros. Além disso, foi disponibilizado crédito para empresários do setor por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), com R$ 322 milhões liberados ao longo de 2024.

As iniciativas visam transformar a COP30 em uma vitrine para o turismo sustentável no Brasil, fortalecendo o setor e posicionando o país como referência em inovação e preservação ambiental.

Últimas notícias

Costa do Sauípe Open resgata tradição do tênis e reforça reposicionamento do destino

A Costa do Sauípe, na Bahia, voltará a receber...

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Universal Epic Universe recebe equipe da Azul Viagens para visita técnica

Uma equipe da Azul Viagens está em Orlando, na...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Tópicos

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Azul e Itaú lançam cartão Skyline com benefícios exclusivos para viajantes

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões de crédito...

Latam transporta araras-vermelhas resgatadas para Foz do Iguaçu

O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última...
spot_img

Relacionados