O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última segunda-feira (31), o transporte gratuito de oito araras-vermelhas (Ara chloropterus) do Aeroporto de Guarulhos (SP) para Foz do Iguaçu (PR). As aves, vítimas do tráfico de animais silvestres, foram apreendidas em outubro de 2024 na cidade de Guararema (SP) e desde então estavam sob os cuidados do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP).
Agora, no Parque das Aves, as araras receberão os cuidados necessários para reabilitação e conservação da espécie. A arara-vermelha passou de “vulnerável” (VU), em 2018, para “em perigo de extinção” (EN), em 2024, segundo a Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção do Paraná. O transporte aéreo reduziu para 1h30 um deslocamento que levaria cerca de 14 horas por via terrestre, proporcionando mais segurança e bem-estar às aves.
Avião Solidário já beneficiou mais de 4,6 mil animais
Criado há 13 anos, o Avião Solidário da Latam já auxiliou na proteção de mais de 4,6 mil animais no Brasil e transportou gratuitamente 868 toneladas de cargas. O programa também foi responsável pela entrega de 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 em todos os estados brasileiros, além de viabilizar o envio de mais de 200 toneladas de doações e o deslocamento de 130 voluntários para atuar na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.
O projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade da Latam e mantém parcerias com diversas instituições, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.