O primeiro dia da IV Marcha dos Secretários de Turismo, promovida pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) em parceria com o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), reuniu cerca de 200 secretários e dirigentes municipais de turismo de todas as regiões do Brasil. O evento visa promover atualização, capacitação e construção coletiva entre os gestores do setor.
A abertura oficial contou com a presença de importantes autoridades, entre elas Celso Sabino, ministro do Turismo; Ítalo Mendes, presidente da Anseditur; Marcel Freixo, presidente da Embratur, e representantes do Ministério do Turismo (Mtur), do Distrito Federal e da Universidade do Estado do Amazonas.
“Estamos reunindo gestores de todo o Brasil para aprofundar conhecimentos sobre políticas públicas, inovação e estratégias de descentralização do turismo. O Brasil possui destinos incríveis em todas as regiões, e nosso desafio é dar visibilidade a esses locais para fortalecer o turismo nacional”, destacou Ítalo Mendes, presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Grão Mogol (MG).
Durante o evento, a Anseditur firmou Acordos de Cooperação Técnica com a ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo) e a ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). As parcerias visam fortalecer o potencial turístico dos municípios, valorizando a atuação dos profissionais do setor e promovendo a realização de eventos como estratégia de desenvolvimento local.
Outro destaque foi o lançamento do Calendário Turístico Oficial do Brasil, plataforma desenvolvida pelo Ministério do Turismo para reunir e divulgar eventos turísticos de todo o país.
“O calendário será uma vitrine para os destinos brasileiros, permitindo que gestores públicos promovam suas agendas culturais e festividades tradicionais, ampliando a visibilidade e impulsionando o fluxo turístico regional”, ressaltou Cristiane Leal Sampaio, secretária Nacional de Políticas de Turismo do Mtur.
A programação segue até esta quinta-feira (3), com painéis e rodas de conversa sobre temas estratégicos para o setor, como governança, inovação e valorização dos destinos brasileiros. Também serão abordadas pautas como acessibilidade no turismo, afroturismo, turismo responsável e regenerativo, mudanças climáticas e ecoturismo.