BRL - Moeda brasileira
EUR
6,69
USD
5,87

Viagens corporativas superam R$ 8 bilhões em janeiro e batem novo recorde

Setor mantém alta mesmo em mês de menor demanda; preços elevados e economia aquecida impulsionam crescimento

O setor de viagens corporativas iniciou 2025 com desempenho positivo e números recordes. Segundo dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), conduzido pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), as empresas brasileiras movimentaram cerca de R$ 8,1 bilhões em serviços ligados ao turismo de negócios no mês de janeiro, o que representa um crescimento de 6,1% em comparação ao mesmo período de 2024.

O avanço chama atenção por ter ocorrido em um mês tradicionalmente marcado por uma menor intensidade na agenda corporativa, com redução no número de eventos, congressos e encontros comerciais. Mesmo assim, os dados refletem um ambiente favorável ao investimento em viagens de negócios, impulsionado por uma economia em expansão e por preços mais altos em segmentos estratégicos, como transporte aéreo e hospedagem.

No transporte aéreo, por exemplo, os preços subiram 10,42% em janeiro em relação a dezembro de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já no acumulado de 12 meses, a alta foi de 1,33%. Na hotelaria, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) registrou reajustes reais médios em torno de 10% nos preços praticados em janeiro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Mesmo com a pressão inflacionária, a boa fase da economia brasileira tem garantido um fôlego adicional para o setor. Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4%, superando as projeções iniciais de 2%. Embora a elevação da taxa básica de juros (Selic) tenha ocorrido ao longo do último ano, seus impactos sobre o consumo ainda não se materializaram de forma significativa, permitindo que os resultados positivos continuem no início de 2025.

Para a diretora-executiva da ALAGEV, Luana Nogueira, os números reforçam a força e a consistência do setor. “O setor de viagens corporativas começa o ano mantendo o ritmo positivo com que encerrou 2024, reafirmando sua força e resiliência. Mesmo diante de um cenário desafiador, com variáveis econômicas e ajustes no mercado, as empresas seguem investindo em deslocamentos estratégicos, reforçando a importância das conexões presenciais para o crescimento dos negócios”, afirma.

A tendência é que, com a retomada plena das agendas corporativas nos próximos meses, os resultados permaneçam em alta, consolidando o bom momento vivido pelas viagens de negócios no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS