Campinas (SP) – Durante a 47ª Abav TravelSP, realizada nos dias 9 e 10 no Royal Palm Hall em Campinas (SP), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) anunciou o lançamento do programa Brasil Recebe, uma iniciativa voltada à capacitação de agências de turismo receptivo em todo o país. Com São Paulo como Estado-piloto, o projeto nasce com o propósito de qualificar serviços, ampliar oportunidades comerciais e consolidar o receptivo como pilar da experiência turística brasileira.
“É um projeto piloto que a Abav Nacional está desenvolvendo desde o ano passado e lançamos em primeira mão nesta feira”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional. “O programa surge diante do crescimento expressivo do turismo nacional e internacional no Brasil em 2024, cenário que exige uma resposta à altura em termos de atendimento e profissionalismo”, acrescenta.
O Brasil Recebe é aberto a associados e não associados da Abav, e destina-se a empresários e profissionais do setor receptivo, como agências, guias de turismo e interessados em empreender na área. O curso terá 10 horas de duração, com módulos online e uma masterclass presencial em um destino paulista. Vale dizer que o curso é gratuito para associados.
O conteúdo será ministrado por especialistas como Luciana Fernandes, diretora da B2Live e ex-diretora de Marketing do Ministério do Turismo; Vitor Bauab, presidente da BBG Brasil Holding; Marta Poggi, especialista em Marketing Turístico; e Marcelo Oliveira, advogado com atuação e foco na área do segmento de viagens e turismo e assessor jurídico da Abav Nacional e Abav-SP | Aviesp.
“O programa é uma ação estratégica que vai além da qualificação técnica. Queremos fortalecer as agências de turismo receptivo, oferecendo capacitação de qualidade, oportunidades reais de negócios e mais visibilidade nacional e internacional”, destaca Ana Carolina. Ela ainda reforça que o objetivo é “empoderar o receptivo para atender o turista de forma responsável”, com ações práticas ao longo do tempo.
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp, celebrou o protagonismo do Estado na implementação da primeira edição: “Capacitação sempre foi um dos focos da Abav-SP | Aviesp. Por isso, participar deste programa é tão simbólico. Iniciar o piloto do Brasil Recebe só reforça o protagonismo de São Paulo no mercado de Turismo”, salienta.
A parte presencial do curso será realizada em um destino turístico do Estado e incluirá visita técnica e atividades imersivas. Os participantes de destaque terão a oportunidade de apresentar seus projetos na Abav Expo 2025, que está marcada para acontecer entre os dias 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro (RJ), além de integrar a seletiva para uma missão internacional e o Abav Meeting SP, consolidando o ciclo com ações de promoção e geração de novos negócios.
Para Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, o programa representa uma resposta concreta às demandas urgentes do setor. “O clamor em todo o mundo é exatamente pela necessidade de capacitarmos e qualificarmos os nossos profissionais e, especialmente no nosso caso aqui no Brasil, trabalharmos no receptivo”, comentou durante a coletiva de imprensa.
Lucena ainda destacou o alinhamento total entre as instituições envolvidas. “A parceria da secretaria com a Abav-SP e a Abav Nacional é muito positiva para nós. Já tem produzido resultados significativos e é uma satisfação comunicar juntos os próximos passos”, completa o líder da pasta de turismo paulista.
As inscrições para o Brasil Recebe estarão abertas entre os dias 9 e 24 de abril, pelo site oficial da associação.
O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.