São Paulo (SP) – O mercado brasileiro está no centro da estratégia latino-americana da Marriott International. De acordo com Zasha Gallardo, diretora de Relações Públicas para América Central e América do Sul da rede, o país figura entre os três principais mercados da região — ao lado de México e Argentina — e a intenção da companhia é fortalecer ainda mais essa presença. “O Brasil está em alta. Todo mundo quer os brasileiros”, afirma.
Com foco em experiências premium e personalizadas, Marriott direciona seus esforços para três destinos estratégicos: Costa Rica, Panamá e Peru, cada qual com propostas distintas para atrair o público brasileiro.
Em Costa Rica, a aposta recai sobre o turismo de aventura e natureza com conforto e sustentabilidade. Entre os destaques está o recém-inaugurado Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve, na Península Papagayo. “É a nossa joia da coroa. Um hotel de ultraluxo com vista para o mar, um funicular que leva à praia e um spa com cabines panorâmicas”, destaca Zasha. O empreendimento também conta com restaurante assinado pelo chef peruano Diego Muñoz e é inspirado na cultura da província de Guanacaste.
Costa Rica também tem atraído brasileiros interessados em café de origem sustentável — por meio de catas e visitas a microlotes — e experiências em meio à floresta tropical, como tirolesas, trilhas e refúgios de vida selvagem. Um dos hotéis voltado a esse nicho é uma antiga fazenda de café transformada em hospedagem.
Já o Panamá, tradicionalmente reconhecido pelo turismo de negócios, vem sendo reposicionado para o luxo de lazer. Segundo Zasha, os turistas brasileiros que visitam o país estão cada vez mais interessados em compras, golfe e sofisticação. Um dos diferenciais da Cidade do Panamá é o Casco Antiguo, considerado o centro histórico mais bem preservado da América Latina. “Agora temos até uma atração radical entre arranha-céus chamada The Point, que reforça o apelo de aventura urbana”, acrescenta.
O Peru, por sua vez, continua forte com o turismo de gastronomia, cultura e bem-estar, atraindo brasileiros em busca de conexão interior. A Marriott destaca suas três propriedades em Cusco como grandes atrativos: o Palácio del Inca, construído sobre um antigo palácio inca; o JW Marriott El Convento Cusco, com zona arqueológica própria; e um hotel no Vale Sagrado com estação de trem exclusiva para Machu Picchu.
A atuação da Marriott para fortalecer a presença no Brasil inclui ações de relacionamento com imprensa especializada, press trips, capacitações de agentes e presença em feiras como a WTM Latin America. Representantes dos hotéis dos três países virão ao Brasil em 2025 para estabelecer conexões com operadores e alinhar novas campanhas.
Além disso, a Marriott apoia iniciativas locais em parceria com autoridades de turismo e companhias aéreas, como a ampliação da conectividade entre São Paulo e destinos como San José (Costa Rica), Cidade do Panamá e Lima, em voos operados por Gol, Copa Airlines e Latam.
Zasha reforça que a temporalidade das viagens brasileiras está se estabilizando nos três países. Em destinos como Peru, por exemplo, há picos no primeiro trimestre e entre julho e outubro, mas o fluxo já é bem distribuído ao longo do ano. “O brasileiro é bem-vindo nos nossos hotéis. É sorridente, curioso, sempre disposto a viver o destino ao máximo. É um hóspede muito querido”, conclui.