São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, a Aviva destacou uma série de ações estratégicas que marcam um novo momento dos seus empreendimentos turísticos. Detentora dos destinos Rio Quente (GO), Costa do Sauípe (BA) e do Hot Park, a empresa reforça seu compromisso com inovação, reposicionamento de marca e investimentos em infraestrutura e experiência do cliente.
Um dos principais anúncios é o retorno do torneio de tênis à Costa do Sauípe, após 14 anos sem edições. “Temos uma história com o tênis, ainda que não enquanto gestão Aviva, mas tem uma memória muito forte dos opens que aconteciam no resort. Agora, com o complexo de quadras sendo reformado, conseguimos retomar em um excelente momento para o tênis brasileiro”, explica Raquel Scheeren, gerente Geral de Marketing, em entrevista ao Brasilturis.
A primeira edição está marcada para acontecer entre os dias 19 e 26 de outubro de 2025 e já faz parte de um ciclo de três anos garantido. “A tendência é que o evento cresça e não saia mais de Sauípe. A gente é um dos poucos lugares que une um complexo hoteleiro robusto com estrutura técnica de quadras que atende às exigências da ATP”, destaca Raquel.
Reformas e expansão
O ciclo de renovação da Aviva já está em curso. Após elevar o Brisa para a categoria Grand Premium, a companhia agora avança com o retrofit do hotel Mar, em Costa do Sauípe. “Ele passa por uma reforma profunda e deve ficar pronto em 2027. É um processo complexo, mas que vai transformar completamente o produto”, aponta Raquel.
Também em 2027 está prevista a inauguração de um novo parque temático no destino baiano. “As obras do Hot Park Costa do Sauípe estão a todo vapor. Já temos a temática definida e, em breve, começaremos a divulgar mais detalhes das atrações. Vai nascer já como um parque temático completo”, adianta a executiva.
O Hot Park e Rio Quente também estão no radar da renovação. Logo, ambos os produtos entrarão no ciclo e já contam com campanha institucional para divulgar as melhorias previstas para os próximos anos.
Nova estrutura de marketing e foco em categorias
Com a chegada de novos produtos e o fortalecimento da atuação premium, a Aviva também passa por uma reestruturação interna. Desde o ano passado, a empresa vem reestruturando o time de Marketing, com novos profissionais dedicados a arquitetura de marcas e gestão por categorias.
Essa nova abordagem permite olhar para cada produto como um negócio independente, com estratégias específicas, conforme explica Raquel. “Passamos a ter uma visão de produto como negócio, não apenas como destino. Isso exige também uma segmentação mais fina no atendimento ao cliente e no relacionamento com o trade”, acrescenta.
O trade turístico segue como foco estratégico da Aviva, que participa da WTM com uma equipe voltada à segmentação e análise de dados. “Na Costa do Sauípe, por exemplo, os agentes de viagens e operadoras representam 70% das vendas do destino. Nossa participação é muito relevante, e a área de vendas vem se reinventando com foco em dados e canais segmentados”, reforça Raquel.
A parceria com a plataforma de recompensas Livelo também é um exemplo dessa nova abordagem. “Ela permite que os agentes de viagens encontrem benefícios amplos e consigam se alinhar com nossos objetivos de segmentação. É uma conexão estratégica”, comenta.
Além disso, a área de parcerias estratégicas da Aviva ganhou força, especialmente com o retorno do ATP. “Temos filas de marcas querendo se conectar aos destinos e aos produtos premium que estamos posicionando. Isso fortalece ainda mais nossa presença”, pontua Raquel.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) também está entre as apostas da empresa, especialmente em Costa do Sauípe. “Temos uma arena capaz de comportar grandes eventos. Com essa renovação, conseguimos atrair convenções de marcas importantes e aumentar nossa presença nesse segmento”, conclui.
Raquel reforça que, mesmo sem números fechados do primeiro trimestre, a expectativa é de crescimento. “Já tinhamos crescido em 2024. Agora, com os lançamentos sendo efetivamente entregues e novos ciclos começando, a perspectiva é ainda melhor para 2025”, finaliza.