Durante a WTM Latin America 2025, realizada em São Paulo, a Europamundo apresentou suas novidades para os próximos anos. A operadora, representada por Clayton Araujo, gerente Comercial, destacou a antecipação de sua nova temporada com o lançamento do “Caderno Europa Mundo” 2025, 2026 e 2027, reforçando o compromisso com planejamento a longo prazo e com a política de pré-venda com preço congelado.
“Somos uma das poucas operadoras que trabalham com pré-venda. Se o passageiro quiser viajar em setembro de 2026, ele pagará o preço de setembro de 2025, desde que compre até 15 de janeiro”, explica Araujo.
Entre as principais apostas para o ciclo, a Europamundo está investindo fortemente nos chamados circuitos regionais, que representaram 53% das vendas da operadora em 2024. Esses roteiros são focados em pequenas cidades e povoados, proporcionando uma imersão mais profunda na cultura local. “Só esse ano lançamos mais de 285 roteiros novos”, aponta o executivo. Dentre as novas combinações, estão itinerários que ligam Alemanha à Polônia, Alemanha à Escandinávia, além de novas rotas na China, Coreia, Japão, México, Suíça e nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos.
Outro destaque é o conceito de “tour experiência”, que combina os circuitos tradicionais com vivências em destinos que não comportam grandes ônibus. “Entramos com vans em localidades como Ribadeo, na Galícia, ou Ronda, no sul da Espanha. São lugares onde não se chega com excursões convencionais, mas que enriquecem a viagem com autenticidade”, detalha.
Com mais de 1.730 roteiros ativos, a Europamundo se posiciona como uma das operadoras com maior oferta no mercado global. Apesar da retração do mercado brasileiro no primeiro trimestre — com queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior —, a empresa registrou crescimento de 5% nas vendas gerais.
Araujo reconhece os desafios econômicos, mas destaca que o momento pode ser favorável para quem busca Europa: “O real se desvalorizou menos em relação ao euro do que ao dólar. Então, vender Europa agora é uma oportunidade. Além disso, somos uma empresa sólida, que pertence ao grupo japonês JTB, com histórico de segurança e responsabilidade, inclusive durante a pandemia e em crises mais recentes, como as chuvas no Sul do Brasil”.
A Europamundo não realiza vendas diretas ao consumidor final e mantém foco total na parceria com os agentes de viagens, oferecendo capacitações contínuas por meio de convenções, roadshows e uma plataforma exclusiva com vídeos, fotos e um módulo chamado “academia”, para treinamento de vendas e destinos.
“Nosso canal é o agente de viagens. Estamos nas principais convenções do setor e temos um time dedicado para treinamentos e relacionamento. Em um momento de instabilidade, é fundamental trabalhar com empresas que transmitem segurança e solidez, e é isso que oferecemos”, conclui.