São Paulo (SP) – Alagoas segue em ritmo acelerado para consolidar mais um ano de recordes no turismo. Após fechar 2024 com crescimento de 15% no número de voos e passageiros recebidos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o estado mantém expectativas altas para 2025. Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, destacou que o trabalho estratégico, voltado à atração de investimentos e à ampliação da malha aérea, já começa a gerar resultados expressivos.
“Nós batemos recordes no ano de 2023, superamos em 2024 e, sem dúvida alguma, nosso direcionamento é fazer com que 2025 seja mais uma vez o melhor ano da história do turismo em Alagoas”, afirmou a gestora.
Entre os marcos recentes, está a maior alta temporada já registrada no estado, com injeção estimada de R$ 2,5 bilhões na economia local. O fluxo internacional também cresceu: apenas em dezembro de 2024, o número de turistas estrangeiros aumentou 207% em comparação ao mesmo mês de 2023, segundo dados da Polícia Federal e Embratur.
Com foco na qualificação da infraestrutura, Alagoas alcançou 52 mil leitos em 2024, após um acréscimo de 4 mil unidades ao longo do ano. Para os próximos anos, estão previstas 19 novas construções de hotéis em diversas regiões turísticas, totalizando mais de 9 mil leitos adicionais até 2028. A marca de 60 mil leitos será superada ainda antes da meta, com destaque para dois empreendimentos do grupo Vila Galé, que iniciam obras em junho de 2025.
“Ainda em 2025, teremos duas inaugurações do grupo Tropicalis em Maceió, com mais de 300 unidades cada, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento estruturado do setor”, destacou Bárbara.
Atração internacional e diversificação de mercados
Alagoas também amplia sua conectividade aérea internacional com voos regulares de mercados estratégicos como Lisboa (Tap), Buenos Aires, Córdoba e Uruguai, estes últimos por meio de parcerias com operadoras como Flybondi, Hiperviagem e HabiTour. A chegada da Flybondi, inclusive, marca o primeiro voo da companhia para um destino nordestino.
Além disso, o estado vem promovendo ações de capacitação em mercados emissores. “Teremos um café da manhã com mais de 100 agentes de viagens no Uruguai no final de maio, como parte da nossa estratégia de aproximação e fomento”, explicou a secretária.
No segmento de cruzeiros, Alagoas encerrou a temporada 2024/2025 com 14 navios e 33 escalas, totalizando 148 mil leitos ofertados. O estado aposta nesse fluxo como porta de entrada para novos visitantes, com foco na fidelização.
“Segundo a Clia e a FGV, seis em cada dez cruzeiristas retornam ao destino para estadias mais longas. Por isso, nosso objetivo é encantar o visitante já na primeira parada”, destacou Bárbara.