São Paulo (SP) – Os hotéis da Atlantica na região da Paulista reforçaram sua atuação estratégica e revelaram novidades importantes para o mercado durante a WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte. Representando o cluster paulista da rede, Ita Halinski, gerente de Vendas, destacou as reformas em andamento nos hotéis da capital, a entrada de um novo empreendimento no portfólio ainda este ano e ações específicas voltadas a públicos de nicho, com destaque para os corredores de rua.
“Participamos agora, no final de março, do terceiro 3º Summit Abraceo com seis hotéis do cluster como hotelaria oficial do evento”, conta Ita. O encontro reuniu organizadores de provas de corrida de rua, um segmento que vem ganhando força e relevância na demanda hoteleira. “Muitas vezes eles nem veem o hotel como prioridade na busca. Mas, dessa vez, tivemos um estande no evento e conseguimos mostrar o quanto é importante ter uma hotelaria oficial”, afirma.
Segundo ela, o movimento trouxe frutos até para além do estado. “Fechamos algumas parcerias para outras praças que não eram nossas aqui de São Paulo, como em Campinas e outros estados”, complementa.
Reformas e expansão
Entre as melhorias estruturais, três dos seis hotéis do cluster paulista estão passando por renovação. O Transamerica International está na fase final da reforma. “Finalizamos recepção, restaurante, bar e agora estamos finalizando os apartamentos neste mês de abril”, detalha Ita.
O Transamerica Paulista deu início à renovação dos quartos em janeiro e já conta com unidades reformadas em operação. Já o Transamerica Perdizes está com metade da obra concluída, com todos os quartos incluídos na reformulação.
Ainda este ano, um novo empreendimento se soma ao portfólio da Atlantica em São Paulo: o Radisson Red Ibirapuera. “O hotel está em construção e tem previsão de abertura em junho. É uma novidade para São Paulo, não é uma conversão de bandeira, é um hotel novo mesmo, do zero”, enfatiza.
Resultados e perspectivas
Em relação ao desempenho recente, Ita conta que 2024 começou com um ritmo mais moderado, especialmente no primeiro trimestre. “Março teve uma certa dificuldade por conta do Carnaval, mas a movimentação já está voltando. As feiras de abril e maio estão fortes, e já temos eventos com fechamento total de hotéis”, destaca.
Um dos exemplos citados é o Apas Show 2025, feira para a qual dois hotéis do grupo foram completamente bloqueados pela organizadora. “Eles conseguem vender tudo e a gente se preocupa com outros períodos porque esse já está garantido”, completa.
A expectativa de crescimento da rede hoteleira em São Paulo para este ano é positiva. “Imaginamos um crescimento de 10% a 12% na receita, ano versus ano”, afirma Ita. A taxa de ocupação, no entanto, deve ter avanço mais tímido, de até 5%. “A Atlantica puxa muito pela diária média. Essa é sempre nossa meta”, acrescenta.
Ações com o trade e nichos em alta
A presença da Atlantica em feiras e eventos do trade continua forte, mas com um olhar cada vez mais direcionado. “Agora que estou com seis hotéis, conseguimos nos programar melhor. A ideia é manter o relacionamento com o trade e também intensificar presença em eventos muito nichados”, disse Ita.
Ela cita, por exemplo, as corridas de rua e do público 60+, além de eventos voltados para saúde e bem-estar. “São segmentos que têm movimentado São Paulo e que, às vezes, a gente não aproveita tanto. Queremos estar mais presentes para captar esse público”, completa.
Para Ita, o cenário para o restante do ano é de otimismo. “Voltamos ao antigo normal. Em São Paulo, férias sempre fazem a cidade sofrer um pouco no primeiro trimestre, mas já vemos o movimento melhorando. O segundo semestre tende a ser mais aquecido. A expectativa é de que 2025 seja melhor do que 2024″, conclui.