São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, o Grupo Voetur marcou presença com uma estratégia clara: aproximar ainda mais os fornecedores e apresentar a verdadeira dimensão da empresa. À frente dessa missão está Rafael Ortiz, novo diretor de Produtos do grupo, que assumiu o desafio de ampliar a visibilidade da Voetur no mercado.
“Meu primeiro desafio na Voetur é mostrar para o fornecedor o tamanho real do grupo. Somos um grupo de 12 empresas, quase 1,3 mil funcionários, e a maioria dos fornecedores ainda não tem a dimensão do vasto portfólio que temos”, explica Ortiz. Segundo ele, o grupo é composto por empresas de eventos, logística, turismo e lazer, todas 100% brasileiras e com mais de 40 anos de mercado.
Essa diversidade, segundo o executivo, precisa ser melhor comunicada aos parceiros. “O primeiro passo é mostrar para o fornecedor que a Voetur é a casa deles. A feira foi muito boa para mostrar um pouquinho disso. É claro que é tudo muito corrido, mas já deu a oportunidade de eles nos visitarem, conhecerem mais a gama de produtos que temos e entenderem o que podemos fazer juntos”, afirma.
Entre as ações futuras, Ortiz revelou que o grupo está planejando um evento exclusivo para fornecedores. “Estamos programando para os próximos meses um evento da Voetur para os fornecedores, para mostrar realmente esse tamanho do grupo. É uma imensidão de oportunidade que a gente tem”, adianta. A previsão é que a ação ocorra dentro de dois meses e reúna os principais parceiros comerciais da empresa.
Além disso, o executivo comentou que estão sendo estruturadas novas parcerias e reforços na equipe. “Fiz algumas mudanças no time também, chegaram colaboradores novos, pessoas de mercado para apoiar a gente nessa nova caminhada de abrir mercado cada vez mais para o grupo”, destaca.
Resultados e estratégias
Ainda que não tenha resultados específicos do primeiro trimestre de 2025, Ortiz aponta que o cenário é positivo. “A expectativa desse ano é muito boa. A empresa vem crescendo, vem se reformulando. A minha chegada já é um ponto importante nessa reformulação. E a ideia de trazer cada vez mais fornecedor vai ajudar a empresa a crescer mais”, afirma.
Um dos destaques do planejamento de Ortiz é transformar o departamento de produtos em um setor mais estratégico. “Minha ideia não é ser um departamento de produtos igual aos outros. Queremos agregar novos produtos para o pessoal do comercial ter opções de venda, diferenciais que tragam o cliente para a Voetur”, salienta.
Quanto às tendências do setor, Ortiz aposta na força do segmento Bleisure — a união entre lazer e corporativo — e na busca por soluções completas. “Acredito muito no Bleisure. A empresa quer cada vez mais comprar produtos diferentes, não é mais só aéreo e hotel. Ela quer seguro, chip de celular, receptivo diferenciado. Quer um serviço completo e nós vamos caminhar para esse lado”, conclui.