BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Turismo entre Brasil e Chile cresce com força e fortalece relação bilateral

Plano de Ação entre Brasil e Chile prevê novas rotas aéreas, ações conjuntas de promoção e mais investimentos no setor

Ocrescimento do fluxo turístico entre o Brasil e o Chile no último ano foi um dos resultados positivos citados por Gabriel Boric, presidente do Chile, para ilustrar a importância da aproximação comercial dos dois países. O pronunciamento aconteceu durante a visita oficial do líder sul-americano nesta terça-feira (22) a Brasília (DF). A agenda marca a comemoração do Dia da Amizade Brasil-Chile, cuja relação bilateral teve início em 22 de abril de 1836.

“Hoje, eu quero destacar, em especial, o avanço no turismo em nossos países! Como cresceu a relação turística entre o Brasil e o Chile, e isso é realmente é fantástico, me surpreendi muito!”, comentou Boric. Em 2024, 653,8 mil turistas chilenos visitaram destinos brasileiros, bem superior aos 458,5 mil registrados em 2023.

Já o Brasil enviou 787,1 mil visitantes ao Chile no ano passado, maior que os 485,9 mil computados em 2023. A alta continua neste ano: nos primeiros três meses de 2025, 286,9 turistas chilenos já vieram ao Brasil, enquanto o Chile recebeu 76,8 mil visitantes brasileiros.

Boric ainda citou a diversidade da gastronomia brasileira e a similaridade de idiomas, o que, segundo ele, tem atraído cada vez mais chilenos ao Brasil. Em contrapartida, é o inverno, com experiências na neve, que leva brasileiros ao Chile. “Os turistas, quando têm uma boa experiência onde visitam, são os nossos melhores porta-vozes. Então, eu me sinto muito orgulhoso quando nossos compatriotas do Chile vêm ao Brasil e me sinto feliz em receber os brasileiros”, completou Boric.

Em seu discurso, o presidente Lula apontou como as políticas sociais brasileiras melhoram a qualidade de vida da população e movimentam a economia, gerando, inclusive, o aumento do turismo. “Nesses últimos dois anos, os mais pobres tiveram um crescimento na renda de 10,7%. É isso que vai fazer mais turista brasileiro ir para o Chile e é isso que faz mais turista chileno vir para o Brasil. É isso que faz mais gente querer comprar passagem de avião, viajar de ônibus, de navio, porque na hora que o dinheiro começa a circular as pessoas vão em frente e as coisas se resolvem”, declarou Lula.

Ao participar da agenda oficial em Brasília, Ana Carla Lopes, ministra do Turismo em exercício, ressaltou que os resultados são fruto do Plano de Ação firmado em 2024 pelos governos das duas nações para fortalecer o fluxo de turistas e a colaboração no setor.

“A colaboração Brasil-Chile tem se ampliado a partir do avanço da conectividade aérea, com a retomada, por exemplo, do voo direto Brasília-Santiago, assim como o lançamento de duas novas rotas aéreas ligando Brasília e Belo Horizonte a Santiago. O Chile já se consolida como o 2º país emissor de turistas ao Brasil, e o Brasil, como o 3º país emissor de turistas para o Chile”, ressaltou a ministra.

Ana Carla Lopes acrescentou que, além de voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, há o interesse de companhias aéreas chilenas de investir em estados da região Norte do Brasil.

Parcerias

O Plano de Ação firmado por Brasil e Chile na área de turismo inclui facilitação e o fortalecimento do fluxo bilateral de visitantes, mediante divulgação conjunta, intercâmbio técnico e a promoção de investimentos e eventos. Os dois países também atuam juntos na Rede Latino-Americana de Governos para Atração de Investimentos, firmada em setembro de 2023, no Chile, e que congrega, ainda, Colômbia, Equador, México e Peru,

Em 2024, durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), na Argentina, foi assinada a “Declaração de Buenos Aires sobre Turismo Gastronômico Regional”, unindo Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai na promoção do ramo como fator de atração turística e de desenvolvimento econômico e social.

Corredor Bioceânico

Outro avanço das relações entre Brasil e Chile é o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que conta com a Rota Bioceânica de Capricórnio. O percurso ligará portos brasileiros nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina aos portos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Chile. A previsão é que a infraestrutura da rota seja concluída até 2026, ainda durante o atual mandato do presidente Lula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS