Brasil e Chile avançaram em sua cooperação no setor turístico com foco em sustentabilidade durante reunião realizada na quarta-feira (23), em Brasília (DF). O encontro contou com a participação da secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Sampaio, e da subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo.
A agenda incluiu o compartilhamento de iniciativas sustentáveis de ambos os países, especialmente no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop 30), que será realizada em 2025, em Belém (PA). O diálogo também oficializou o convite ao Chile para a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (Gara), marcada para junho deste ano, em Foz do Iguaçu (PR).
Durante o encontro, Cristiane Sampaio destacou o potencial do turismo de base comunitária e do etnoturismo como eixos para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Segundo a secretária, o MTur vem mapeando atividades turísticas promovidas por indígenas e quilombolas, com o objetivo de estruturar roteiros que valorizem práticas tradicionais e gerem inclusão social, emprego e renda.
“É uma alegria compartilhar com o Chile experiências sobre a questão da sustentabilidade. Estamos empolgados com a nossa integração e já alinhamos futuros passos, onde a gente vai poder aprofundar essa troca de experiências”, afirmou Sampaio, que representou a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes.
Verónica Pardo também apresentou as estratégias chilenas voltadas à sustentabilidade e reforçou a importância do alinhamento entre os países. “Chile e Brasil fazem a união entre Pacífico e Atlântico e devem trabalhar juntos. Com essa força, podemos mostrar ao mundo que o turismo é uma forma maravilhosa de aumentar a consciência do cuidado ambiental”, declarou.
Gara, proteção de crianças e mobilização regional
A 18ª edição do Gara contará com o Encontro de Turismo Responsável e com um seminário internacional de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A programação reunirá gestores nacionais e internacionais em uma grande mobilização liderada pelo Brasil.
Participaram também do encontro representantes da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, do Departamento de Qualificação, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, e da coordenação de Mobilidade e Conectividade Turística, entre outras autoridades.
Fluxo turístico e integração regional em alta
A parceria entre Brasil e Chile foi ressaltada também no encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, realizado nesta semana, em Brasília. Boric destacou o aumento expressivo no fluxo turístico entre os dois países. Em 2024, o Brasil recebeu 653,8 mil turistas chilenos — número superior aos 458,5 mil registrados em 2023. Já o envio de brasileiros ao Chile atingiu 787.096 viajantes em 2023, frente aos 485.933 do ano anterior.
Os dois países trabalham em um Plano de Ação que prevê divulgação conjunta de atrativos, intercâmbio técnico e incentivo a investimentos. A cooperação também se estende à Rede Latino-Americana de Governos para Atração de Investimentos, firmada no Chile em 2023, que envolve ainda Colômbia, Equador, México e Peru.
Outro projeto estratégico em curso é a estruturação da Rota Bioceânica de Capricórnio, parte da iniciativa Rotas de Integração Sul-Americana. A infraestrutura, prevista para ser concluída até 2026, ligará os portos brasileiros de São Paulo, Paraná e Santa Catarina aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, fortalecendo a integração logística e a circulação de turistas entre o Atlântico e o Pacífico.