BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Expo Turismo Paraná 2025: negócios e cultura

Feira alcança público recorde, apresenta novo projeto e premia empresas em dois dias de intensa programação

Entre os dias 27 e 28 de março de 2025, Curitiba voltou a ser o centro das atenções do turismo brasileiro com a realização da 29ª edição da Expo Turismo Paraná. Organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) no Viasoft Experience, a feira atraiu mais de 6 mil visitantes, superando a projeção inicial de 5,3 mil e marcando um avanço em relação aos 5 mil registrados na edição de 2024. 

Com mais de 2 mil agências e empresas participantes, vindas de diversas regiões do Brasil e do exterior, o evento se firmou como uma plataforma de negócios, capacitação e troca de experiências, refletindo o crescimento do setor no estado. Além disso, a feira coincidiu com os 332 anos de Curitiba, celebrados em 29 de março, o que adicionou um tom simbólico ao evento. 

A programação do evento foi diversificada, incluindo feira de negócios, rodadas coordenadas pelo Sebrae, capacitações, palestras e eventos paralelos. A presença de caravanas de agentes de viagens de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá, Londrina, Florianópolis e até do Paraguai ampliou o alcance do evento, que teve entrada gratuita e foco no público profissional. Representantes do setor destacaram a importância da feira como ponto de encontro para fornecedores e agentes, facilitando contatos que, de forma individual, demandariam meses para serem estabelecidos.

A participação de empresas estreantes, como uma operadora de Israel e uma consolidadora recém-lançada no fim de 2024, trouxe novidades ao evento. Além disso, a feira contou com a presença de estudantes de turismo da Universidade Federal do Paraná, integrados em número controlado para aproveitar as capacitações oferecidas. A estrutura do Viasoft Experience, com estandes e espaços para networking, foi o suficiente para atender à demanda, que superou as expectativas já no primeiro dia, quando mais de 3 mil crachás foram distribuídos até o meio-dia.

Boas-vindas e boas notícias

A cerimônia de abertura, na manhã do dia 27, foi marcada pela presença de autoridades e representantes do trade turístico. Participaram Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio-PR; Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba; João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav-PR; Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional; Leonaldo Paranhos, novo secretário de Turismo do Paraná; Márcio Nunes, que deixou a pasta turística para assumir a secretaria de Agricultura e Abastecimento; José Luiz Veloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; e Wellington Perdomo, gerente regional do Sebrae Paraná. A composição do grupo destacou o apoio institucional ao evento e ao turismo paranaense.

“Neste ano, chegamos à 29ª edição do evento. A Expo Paraná nasceu como um evento pequeno e hoje chegamos a esse acontecimento que transforma Curitiba na capital do Turismo no Brasil. Nosso evento é um dos primeiros do ano e, aqui, vocês terão muitas oportunidades de alianças estratégicas e desenvolvimento. Há muito para conhecer, experimentar, ver e ouvir do nosso povo e da nossa gente”, destacou Rigon Filho.

Dados recentes reforçam este contexto favorável citado pelo representante da Abav-PR. Em 2024, o estado recebeu 912 mil turistas estrangeiros, gerando uma receita de R$ 6 bilhões para o setor. A expectativa para este ano é de um desempenho ainda mais expressivo, impulsionado por eventos como a Expo Turismo Paraná e pela infraestrutura turística em expansão, incluindo voos internacionais diretos a partir de Curitiba.

Durante a solenidade, a Abav-PR lançou o projeto “Alma Paranaense”, uma iniciativa voltada para promover a identidade cultural e turística do estado. Estruturado em quatro pilares (identidade cultural, patrimônio natural, gastronomia regional e hospitalidade), o projeto prevê ações como palestras, visitas guiadas, degustações e oficinas práticas ao longo do ano. 

O termo de formalização foi assinado por Darci Piana, Eduardo Pimentel e João Alceu Rigon Filho, simbolizando a colaboração entre governo estadual, município e setor privado. A proposta é que os profissionais do trade conheçam melhor os atrativos locais, como as tradições gastronômicas e os destinos do interior, para fortalecer a oferta turística do Paraná.

A Expo Turismo Paraná 2025 reflete o bom momento do setor no estado. Em discurso, o prefeito Eduardo Pimentel destacou que Curitiba registrou ocupação hoteleira de 100% durante o período da feira, impulsionada também por outros eventos na cidade, que ganhou projeção internacional. 

Já o vice-governador Darci Piana apontou o crescimento do turismo como um fator de desenvolvimento econômico, enquanto Ana Carolina Medeiros, da Abav Nacional, elogiou a diversidade de atrativos paranaenses, como as Cataratas do Iguaçu, os cânions e a gastronomia típica.

Leonaldo Paranhos, que assumiu a Secretaria de Turismo do Paraná dois dias antes do evento, sinalizou interesse em dialogar com o trade para revisar estratégias, sucedendo Márcio Nunes, homenageado na abertura por seu trabalho anterior. O estado superou a média nacional de crescimento turístico em 2024 – 7,2% contra 3,5% do Brasil –, beneficiado por fatores como voos internacionais diretos e apoio governamental.

Foco nos profissionais do trade

O público-alvo da Expo Paraná são os agentes de viagens, que encontram na feira uma oportunidade de conhecer fornecedores de diversas regiões, participar de palestras e fazer networking. As rodadas de negócios, organizadas pelo Sebrae, foram um dos pilares do evento. A participação era gratuita para agentes, associados ou não à Abav.

“Os agentes de viagens são o elo que une todas as empresas da grande cadeia econômica que o Turismo representa. A Abav tem o papel importante de fazer o contato com o passageiro e as oportunidades vêm crescendo ano a ano. A Abav é uma entidade representativa das agências e tem a responsabilidade de promover valores éticos. Promovemos o networking das empresas do segmento e promovemos o desenvolvimento econômico do turismo”, destacou João Rigon durante a abertura.

Premiação: destaque do segundo dia

No dia 28, a feira encerrou suas atividades com a entrega do Prêmio Qualidade no Turismo do Paraná, parte do Programa Cenário de Qualidade. A iniciativa reconheceu empresas que se destacaram em cinco categorias, além de entregar o Troféu Aldo de Carvalho àquela com maior pontuação geral. Os vencedores foram:

  • Atrativo Turístico: Muro Alto Eventos, por sua oferta de experiências no setor;

  • Agenciamento: Vivenciar Turismo, pelo trabalho em roteiros e atendimento;

  • Eventos: De Angeli Eventos, pela organização de ações que movimentam o Turismo;

  • Gastronomia: Vinícola Família Fardo, por sua contribuição à culinária regional;

  • Hospedagem: Hotel Planalto Select, por sua infraestrutura e serviços.

A Vinícola Família Fardo também levou o Troféu Aldo de Carvalho, consolidando seu desempenho entre todas as categorias. A premiação foi um momento de reconhecimento ao esforço de empresas que elevaram o padrão do turismo paranaense, servindo como exemplo para o setor.

Encerramento com recorde e planos para 2026

O evento terminou com um público estimado em mais de 6 mil pessoas, superando os 5 mil da edição anterior. Para 2026, quando a Expo completará 30 anos, a data foi ajustada para 7 e 8 de maio, uma mudança motivada por conflitos com outros eventos do calendário nacional, como a Ugart. 

A edição comemorativa de 30 anos já está no radar dos organizadores, que prometem uma programação especial. Embora detalhes ainda não tenham sido definidos, a expectativa é de que o evento traga inovações e celebre a trajetória da Expo, que começou como uma iniciativa modesta e hoje é um dos principais encontros B2B do turismo no Paraná.

‘O ano que vem vai ser uma festa, um evento muito especial. Agora que a 29ª edição chegou ao fim, vamos começar a trabalhar a edição de 2026, comemorativa pelos 30 anos da feira.  Estamos com várias ideias”, ressaltou João Rigon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS