O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (28), o esquema especial de segurança e serviços para o show da cantora Lady Gaga, marcado para sábado (3), na Praia de Copacabana. O evento, que deve atrair cerca de 1,6 milhão de pessoas, já impacta positivamente o setor de Turismo e o fluxo aéreo na capital fluminense.
De acordo com a Secretaria de Turismo do estado, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) espera receber mais de 360 mil passageiros durante o período do evento, dos quais 256 mil em voos domésticos e 107 mil em voos internacionais. O volume representa aumento de 26% no número de passageiros e 19% no número de voos em comparação ao mesmo período de 2024.
Além disso, passageiros de 50 embarcações ancoradas nas proximidades da praia também devem acompanhar o show diretamente do mar, reforçando o impacto positivo no segmento de cruzeiros e passeios náuticos.
A movimentação turística também se reflete na ocupação hoteleira da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que já atinge média de 71,4%, ultrapassando 80% nas regiões próximas a Copacabana, segundo projeções da Secretaria de Turismo. A rodoviária Novo Rio também prevê a chegada de mais de 200 mil passageiros na semana do show.
“O fluxo de visitantes impacta fortemente o desenvolvimento do turismo e movimenta toda a cadeia produtiva do setor”, afirmou Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo.
Estrutura de segurança reforçada
Para garantir a segurança dos moradores e turistas, a operação contará com 5,3 mil agentes, entre policiais civis, militares, bombeiros e agentes dos programas Segurança Presente e Lei Seca. Serão montados 18 pontos de bloqueio e revista nas vias de acesso à Praia de Copacabana, além da instalação de câmeras de reconhecimento facial em locais estratégicos, como as estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.
O Corpo de Bombeiros disponibilizará 400 militares atuando por terra, mar e ar, com 12 postos de guarda-vidas ativos. Equipamentos como ambulâncias, motos aquáticas, barcos infláveis e viaturas de salvamento também serão empregados na operação.
O show da Lady Gaga é financiado com R$ 15 milhões via Lei de Incentivo à Cultura, representando o maior investimento já realizado por meio do mecanismo no estado. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que cada real investido em cultura gera retorno de R$ 6,51 para a economia estadual.
“A cultura tem um enorme potencial de movimentar atividades econômicas, e grandes eventos como este fortalecem ainda mais o Rio de Janeiro como destino turístico e cultural”, destacou Danielle Barros, secretária estadual de Cultura.