O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 194 mil passageiros entre os dias quarta-feira (30) e segunda-feira (05) por causa do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, neste 1º de maio. No mesmo período de seis dias estão previstos 1,9 mil pousos e decolagens de aeronaves de passageiros.
Os dias de maior movimento de pessoas neste período devem ser registrados nesta quarta-feira (30), com 36,2 mil pessoas, na quinta-feira (01), com 35,3 mil, no domingo (04), com 32,6 mil, e na segunda-feira (05), com 38,9 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.
Os horários de maior movimento de pessoas nesta quarta-feira (30) devem ser registrados entre 17h e 23h50. Já nos dias de retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ser registrados entre 19h e 23h50, no domingo (04) e entre 5h e 12h, na segunda-feira (05).
Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Vitória (RS) e cidades do interior de São Paulo. O Aeroporto de Viracopos também terá grande movimentação de pessoas nos destinos internacionais, que são Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA) e Assunção (PAR).
A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.
Voos internacionais
Estão previstos 178 pousos e decolagens de voos internacionais no período de quarta-feira (30) a segunda-feira (22), sendo 87 decolagens e 91 pousos. Os 178 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 14,3 mil passageiros pelo Píer A (internacional).