BRL - Moeda brasileira
EUR
6,50
USD
5,71

RIOgaleão inaugura sala sensorial para passageiros com autismo

O Riogaleão acaba de inaugurar uma nova Sala Sensorial e de Acomodação Sensorial no âmbito do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Governo Federal. O espaço está localizado na área restrita do embarque doméstico em uma área de 25 metros quadrados.

A iniciativa é do Aeroporto Internacional Tom Jobim em conjunto com a Kube Arquitetura e a arquiteta Ana Paula Chacur, especialista em TEA e mãe de uma adolescente TEA. Unindo a vivência de Ana Paula, a metodologia da arquitetura sensorial desenvolvida pela Kube e o trabalho da equipe de arquitetura do RIOgaleão, o projeto propõe espaços que oferecem previsibilidade à experiência de voar, estimulam os sentidos de forma controlada e acolhem passageiros de todas as idades em momentos de crise, com cuidado, segurança e empatia, respeitando a diversidade de perfis e necessidades sensoriais

Na Sala Sensorial, os estímulos são cuidadosamente planejados para preparar o passageiro para diferentes momentos da viagem. O ambiente remete à cabine de um avião: paisagens em movimento nas janelas, luzes coloridas no teto e o uso intencional das cores estimulam a visão, as cadeiras vibram para simular a movimentação natural da aeronave, enquanto o contato com as janelas e os maleiros reforça a ativação do tato.

O sistema auditivo é estimulado por sons típicos da experiência de voo, como chamadas de comissários, o som da janela do avião abrindo e fechando e o barulho do maleiro sendo acessado. Já o sistema paladar-olfato é provocado por cheiros comuns durante a viagem aérea, como perfumes de passageiros, em fragrâncias suaves.

Já a Sala de Acomodação Sensorial é destinada a passageiros em crise ou com necessidade de maior refúgio dos estímulos do terminal. O espaço conta com uma área de abrigo equipada com poltronas individuais estofadas e iluminação suave, criando um ambiente acolhedor e privativo, projetado para promover a segurança e a regulação sensorial. O espaço oferece as condições necessárias para que o passageiro possa se reequilibrar e seguir sua jornada com mais tranquilidade.

Nos ambientes sensoriais, um agente de terminal está disponível para fornecer informações, garantindo que cada passageiro se sinta confortável e seguro. “Com essa inciativa, o RIOgaleão reafirma seu compromisso com inclusão e acessibilidade. A sala sensorial foi projetada especialmente para atender passageiros que estão embarcando em voos domésticos, oferecendo um espaço adaptado às necessidades individuais”, afirma Carolina Lugão, gerente de terminal do Riogaleão.

Além disso, o Aeroporto Internacional Tom Jobim também disponibiliza abafadores de ruídos, especialmente voltados para pessoas com hipersensibilidade auditiva ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses acessórios podem ser retirados no balcão de informações do Terminal 2 e devolvidos em pontos de coleta convenientes localizados em todos os portões de embarque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS