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Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Suíça cresce 40% no Brasil e aposta em estratégia sustentável

Na ILTM Latin America 2025, Fabien Clerc destaca crescimento recorde do Brasil e ações para balancear turismo e preservação ambiental

O Brasil está cada vez mais no radar da Suíça como mercado estratégico para o Turismo. Durante a ILTM Latin America 2025, que ocorre de 5 a 8 de maio, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, Fabien Clerc, diretor de Turismo da Suíça no Brasil, apresentou dados animadores sobre o desempenho do destino no país e reforçou as novas estratégias para garantir um crescimento sustentável.

“O ano de 2023 foi recorde para nós no Brasil, com um crescimento de 20%. Desde 2019, antes da pandemia, já registramos aumento de 40%”, destacou Clerc. Ele apontou ainda que a temporada de inverno segue como a mais desejada pelos brasileiros, com crescimento de quase 15% em janeiro e fevereiro deste ano em relação a 2024. Apesar do desempenho positivo, o executivo alertou para os desafios que vêm junto com esse sucesso.

Segundo Clerc, a Suíça precisa lidar com um duplo problema: crescer no turismo sem prejudicar seus preciosos recursos naturais e, ao mesmo tempo, manter a harmonia com os moradores locais. “A população começa a se incomodar, especialmente em destinos muito populares como Lauterbrunnen”, afirmou. Para enfrentar essa questão, o órgão lançou a filosofia “Travel Better” (“Viaje Melhor”), que vai nortear todas as ações nos próximos anos.

Entre os pilares da nova estratégia estão a promoção das chamadas “shoulder seasons” — outono e primavera —, para diminuir a concentração de turistas apenas no inverno e verão, e a divulgação das “joias escondidas” do país, destinos menos conhecidos, mas igualmente encantadores. A campanha já começou a ser trabalhada no Brasil, com apoio do embaixador oficial Roger Federer e, neste ano, do ator Mads Mikkelsen.

Outra frente importante é o estímulo à estadia prolongada. Muitos brasileiros incluem a Suíça apenas como uma parada rápida entre visitas a países como França, Itália e Espanha. “Queremos que eles fiquem mais tempo, conheçam mais do país e experimentem tudo que temos a oferecer nas quatro estações, como se fossem quatro países diferentes”, explicou Clerc.

O executivo também compartilhou insights de uma pesquisa inédita realizada em 2024 sobre a percepção do turismo entre os próprios suíços. Segundo os dados, 78% sentem orgulho da atratividade do país, e apenas 5% consideram os impactos negativos uma grande preocupação. Mesmo assim, o trabalho para alinhar as atividades turísticas com as necessidades da população local será prioridade.

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