BRL - Moeda brasileira
EUR
6,50
USD
5,71

Suíça cresce 40% no Brasil e aposta em estratégia sustentável

Na ILTM Latin America 2025, Fabien Clerc destaca crescimento recorde do Brasil e ações para balancear turismo e preservação ambiental

O Brasil está cada vez mais no radar da Suíça como mercado estratégico para o Turismo. Durante a ILTM Latin America 2025, que ocorre de 5 a 8 de maio, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, Fabien Clerc, diretor de Turismo da Suíça no Brasil, apresentou dados animadores sobre o desempenho do destino no país e reforçou as novas estratégias para garantir um crescimento sustentável.

“O ano de 2023 foi recorde para nós no Brasil, com um crescimento de 20%. Desde 2019, antes da pandemia, já registramos aumento de 40%”, destacou Clerc. Ele apontou ainda que a temporada de inverno segue como a mais desejada pelos brasileiros, com crescimento de quase 15% em janeiro e fevereiro deste ano em relação a 2024. Apesar do desempenho positivo, o executivo alertou para os desafios que vêm junto com esse sucesso.

Segundo Clerc, a Suíça precisa lidar com um duplo problema: crescer no turismo sem prejudicar seus preciosos recursos naturais e, ao mesmo tempo, manter a harmonia com os moradores locais. “A população começa a se incomodar, especialmente em destinos muito populares como Lauterbrunnen”, afirmou. Para enfrentar essa questão, o órgão lançou a filosofia “Travel Better” (“Viaje Melhor”), que vai nortear todas as ações nos próximos anos.

Entre os pilares da nova estratégia estão a promoção das chamadas “shoulder seasons” — outono e primavera —, para diminuir a concentração de turistas apenas no inverno e verão, e a divulgação das “joias escondidas” do país, destinos menos conhecidos, mas igualmente encantadores. A campanha já começou a ser trabalhada no Brasil, com apoio do embaixador oficial Roger Federer e, neste ano, do ator Mads Mikkelsen.

Outra frente importante é o estímulo à estadia prolongada. Muitos brasileiros incluem a Suíça apenas como uma parada rápida entre visitas a países como França, Itália e Espanha. “Queremos que eles fiquem mais tempo, conheçam mais do país e experimentem tudo que temos a oferecer nas quatro estações, como se fossem quatro países diferentes”, explicou Clerc.

O executivo também compartilhou insights de uma pesquisa inédita realizada em 2024 sobre a percepção do turismo entre os próprios suíços. Segundo os dados, 78% sentem orgulho da atratividade do país, e apenas 5% consideram os impactos negativos uma grande preocupação. Mesmo assim, o trabalho para alinhar as atividades turísticas com as necessidades da população local será prioridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS