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ILTM Latin America 2025 celebra expansão e reforça protagonismo do Brasil no turismo de luxo

Diretor Simon Mayle destaca crescimento do evento, maior presença de brasileiros e otimismo global com o setor

A ILTM Latin America 2025 chegou à Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, com números recordes e uma mensagem clara: o turismo de luxo está em plena expansão, e o Brasil desempenha papel central nesse movimento. Simon Mayle, diretor da ILTM, destacou que esta é a edição “mais brasileira de todas”, reunindo 1.500 participantes de 60 países, com 470 expositores e o mesmo número de agentes de viagens, vindos de 60 cidades em 13 países da América Latina.

“O tema deste ano, ‘Handmade in Latin America by people for people’, é um reflexo da hospitalidade e autenticidade que buscamos transmitir”, afirmou Mayle. O executivo destacou a curadoria de experiências sensoriais oferecidas aos participantes — desde a decoração com flores tropicais e produtos artesanais até as ativações com capoeira, gastronomia local, música brasileira e um bloco de carnaval na festa de encerramento.

Mayle enfatizou a importância do networking e da qualidade das reuniões promovidas: são mais de 24 mil encontros de 15 minutos entre expositores e agentes. Segundo ele, o sucesso do evento é fruto do cuidado em selecionar buyers com alto potencial de geração de negócios e da atenção às particularidades dos mercados latino-americanos. Só o México, por exemplo, teve aumento de 55% no número de agentes convidados este ano.

Sobre o futuro, o diretor adiantou que as novidades para 2026 serão definidas com base em pesquisas de satisfação detalhadas com expositores e agentes — um processo que envolve a leitura de mais de 60 páginas de feedback. A proposta é aprimorar a experiência mantendo o evento concentrado em um único andar e priorizando a visibilidade dos expositores.

Questionado sobre o desafio do Brasil em atrair mais turistas estrangeiros, Mayle foi direto: “O mundo quer conhecer o Brasil. Mas precisamos falar menos de insegurança e mais do que temos de melhor: diversidade, hospitalidade e experiências transformadoras.” O executivo também destacou a importância da atuação conjunta com operadores especializados e do papel de marcas internacionais — como a chegada do Rosewood — na projeção do país no cenário global.

Com relação às tendências globais, Mayle observou um otimismo crescente. “Mesmo com instabilidades geopolíticas, abril foi o melhor mês da história para operadores norte-americanos”, revelou. A ILTM também tem percebido maior adesão de públicos mais jovens, busca por experiências exclusivas e personalizadas, e crescimento da demanda por produtos como cruzeiros de luxo, jatos privados e iates.

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