A MSC Cruzeiros deu início neste domingo (11), a bordo do MSC Seashore, à 5ª Convenção Internacional de Vendas, que neste ano reúne 400 agentes de viagens em uma jornada de capacitação, integração e experiências no Caribe. Com o tema “Navegando Rumo à Prosperidade”, o evento destaca também a nova campanha da empresa: Caribe é com a MSC.
Durante o coquetel de abertura da convenção, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, deu as boas-vindas aos convidados destacando a importância do momento vivido pelo setor e pela própria companhia. Em sua fala, Ursilli reforçou o compromisso da MSC com a prosperidade em múltiplas dimensões — material, emocional, espiritual e ambiental.
O executivo relembrou a edição anterior da convenção, realizada em 2024 no MSC Seascape, e seu tema “A Beleza do Turismo”, traçando um paralelo com o novo lema deste ano: “Navegando rumo à prosperidade”.

“Vivemos um momento muito especial”, afirmou Ursilli. “O objetivo desta convenção é abrir novos horizontes, promovendo conhecimento, capacitação e experiências que nos preparem para alcançar essa prosperidade em todas as suas faces.”
Compromisso com os agentes de viagens
Ignacio Palacios, diretor de Vendas da companhia, reforçou o otimismo da armadora em relação ao Caribe e ao mercado brasileiro, destacando a sintonia entre propósito, expansão e comprometimento com os parceiros comerciais.
Em sua fala, Palacios destacou a escolha de uma trilha sonora simbólica — a música “Feliz, Alegre e Forte, de Marisa Monte — que guiará os momentos da convenção. “Eu estava lendo a letra e encontrei uma frase maravilhosa: ‘O estado contente da mente depende da gente’. Isso tem tudo a ver com o momento que a MSC está experimentando. Acreditamos no Caribe com a MSC”, afirmou.
O executivo citou conquistas concretas da companhia, como a inauguração do maior terminal da América do Norte em Miami, a presença de oito navios operando na região caribenha e a crescente valorização do público brasileiro. “Português é língua oficial a bordo, os avisos são feitos em português, e o tratamento ao nosso passageiro está cada vez mais personalizado”, ressaltou.

Segundo Palacios, o posicionamento da armadora vai além do discurso. “Estamos investindo fortemente em levar clientes para suas lojas. O Caribe com a MSC não é apenas uma visão pessoal. É uma realidade baseada em expansão de frota, infraestrutura e condições comerciais que comprovam nosso papel como melhor parceiro do agente de viagens.”
A convenção segue até o dia 19 de maio, com painéis, apresentações e experiências a bordo, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento do trade e a construção de relacionamentos duradouros com seus principais aliados comerciais.
Caribe é com a MSC: detalhes da nova campanha
Eduardo Mariani, diretor de Marketing da companhia, explicou o escopo da campanha. “Todos sabem que somos líderes no Brasil, com 75% de market share na próxima temporada. Agora, estamos usando toda essa força de marca para consolidar nossa presença nessa região, que tem a ilha mais bonita e a melhor experiência de cruzeiro do Caribe”, afirmou.
Mariani explicou que a MSC fará uso de seus canais consolidados de comunicação para impulsionar a campanha. “Investimos oito meses por ano em mídia de massa, como televisão, e agora essa força será direcionada ao Caribe. É um movimento arrojado, mas acreditamos na nossa marca e, principalmente, na parceria com vocês, agentes de viagens. Nosso objetivo é que o consumidor entre nas lojas e diga: ‘Quero o Caribe com a MSC’.”
Ursilli reforçou que a nova campanha é fruto de um trabalho estruturado e de longo prazo. “E apostem, porque isso é uma campanha, um trabalho, um planejamento visando o futuro”, afirmou, destacando a importância da visão estratégica da empresa para manter o crescimento na região.

O executivo ressaltou ainda os novos investimentos da MSC no Caribe e nos Estados Unidos. “Temos o MSC World America, que começou a operar no Caribe, e mais navios da classe World virão. Também ampliamos os portos de embarque, como Galveston, além de Miami, onde temos o terminal mais moderno e mais bonito do mundo”, disse.
A expansão inclui ainda Port Canaveral, de onde parte o MSC Seashore, Nova York e, a partir de 2026, Alasca, com o início das operações do MSC Poesia na região. “Ou seja, a cada ano vamos expandir mais a nossa presença na região dos Estados Unidos e Caribe, oferecendo para vocês mais opções com a marca MSC que o Brasil tanto gosta”, completou Ursilli.
Sustentabilidade também é foco
Um dos destaques do evento foi a participação de Dorina Dishi, representante da Fundação MSC, que compartilhou o trabalho filantrópico global da organização sem fins lucrativos, criada em 2018.
Dorina destacou quatro frentes de atuação da fundação: educação, suporte a comunidades, resposta a desastres naturais e conservação ambiental — com ênfase no projeto de recuperação de corais em Ocean Cay, ilha privativa da MSC nas Bahamas. O “Super Coral Program” busca desenvolver espécies de corais resistentes ao aumento das temperaturas oceânicas, garantindo a preservação dos ecossistemas marinhos frente às mudanças climáticas.
“Ocean Cay foi reconhecida como ‘Hope Spot’ pela cientista Sylvia Earle, referência mundial em oceanografia, o que reforça a relevância ambiental da ilha”, reforçou Ursilli, ao comentar a certificação concedida pela Mission Blue.

A Fundação MSC também apoia outras organizações internacionais, como a Unicef e a Mercy Ships, tendo doado US$ 14 milhões em 2023 para projetos sociais e humanitários. Parte dos recursos arrecadados a bordo dos navios, por meio da venda de produtos ou doações diretas dos passageiros, é duplicada pela companhia como forma de ampliar o impacto das iniciativas.
“Isso também é prosperidade: contribuir com a sustentabilidade ambiental e social do planeta”, concluiu Ursilli, que aproveitou para lembrar a recente inauguração do novo terminal de cruzeiros em Miami, projetado para receber até 36 mil hóspedes por dia, e da estreia do MSC World America, marco da expansão da companhia no mercado das Américas.
O Brasilturis viaja a convite da MSC Cruzeiros e conta com o apoio da Mundi Transport Executive.