O Brasil superou a marca de 37 mil guias de turismo registrados no Cadastur. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo, em comemoração ao Dia Nacional do Guia de Turismo, celebrado neste sábado (10). A data foi instituída por lei em 2024 e marca um avanço no reconhecimento formal da categoria, que tem papel fundamental na promoção dos destinos nacionais.
Segundo Celso Sabino, ministro do Turismo, os guias de turismo são essenciais para a valorização cultural do país e o aprimoramento da experiência dos visitantes. “Ao conduzirem os turistas por diferentes regiões, esses profissionais compartilham histórias, tradições e a identidade brasileira. Por isso, o Ministério do Turismo atua firmemente na valorização dessa categoria”, afirmou.
Entre as ações recentes do ministério, está a Nova Lei Geral do Turismo (Lei nº 14.978/2024), que fortaleceu o Cadastur e permitiu, por exemplo, o uso de veículos próprios pelos guias durante o exercício profissional — antiga demanda do setor. A Pasta também promove capacitação contínua, disponibiliza recursos públicos para projetos voltados à atividade e incentiva a diversidade e o empreendedorismo feminino no setor.
De acordo com os dados de maio do Cadastur, o Brasil conta atualmente com 37.780 guias de turismo. A maior concentração está na região Sudeste, com 21.286 registros, seguida pelo Nordeste (8.243), Sul (5.520), Centro-Oeste (1.490) e Norte (1.241). Para atuar legalmente como guia, é necessário ter mais de 18 anos, formação técnica específica e registro ativo no Cadastur.
O reconhecimento da profissão acompanha a expansão do turismo brasileiro, que movimentou US$ 169,3 bilhões em 2024 — cerca de R$ 881 bilhões — o equivalente a 7,7% do PIB nacional. O setor também responde por cerca de 8 milhões de empregos formais no país, segundo dados oficiais.
Histórias que inspiram
No município de Igarassu (PE), a guia Marya Barreiros é exemplo do potencial transformador da profissão. Formada em 2021, após o primeiro curso técnico oferecido na cidade, ela criou sua própria agência, a MB Guia de Turismo, especializada em roteiros pedagógicos e religiosos. “O Turismo me abriu portas. Faço roteiros personalizados para todos os níveis de ensino, inclusive professores. Amo meu trabalho e ver o brilho no olhar de quem aprende com a história desse lugar”, compartilhou.
Ela também deixou um recado para quem deseja ingressar na profissão: “Vale a pena, mas é preciso entrar com a mente aberta. É um mundo cheio de aprendizados. E se profissionalizar e se cadastrar no Cadastur faz toda a diferença”, destacou.
Tipos de guias reconhecidos no Brasil
Guia Regional: habilitado para atuar em roteiros locais e intermunicipais dentro de um único estado.
Guia de Excursão Nacional: acompanha grupos em viagens por todo o território nacional.
Guia de Excursão Internacional: presta suporte a grupos de brasileiros em viagens ao exterior.
Guia Especializado em Atrativo Turístico: atua em locais específicos com conhecimento aprofundado sobre o atrativo.
Para saber mais sobre como se cadastrar no Cadastur ou acessar cursos gratuitos, o Ministério do Turismo disponibiliza informações em seu site oficial.