A cidade de Nova York reduziu significativamente sua projeção de visitantes internacionais para 2025. A nova estimativa da agência municipal de Turismo aponta para a chegada de 12,1 milhões de estrangeiros, uma queda de 17% em relação aos 14,6 milhões esperados anteriormente. A revisão acontece em meio ao endurecimento de políticas migratórias e comerciais adotadas pelo presidente Donald Trump, que estariam afastando turistas estrangeiros.
No total, a metrópole deve receber 64,1 milhões de visitantes neste ano — cerca de 3,5 milhões a menos do que o previsto em dezembro de 2024.
“A política divisiva e as detenções de alto perfil contribuem para afastar turistas”, afirmou Adam Sacks, presidente da consultoria Tourism Economics, em coletiva de imprensa.
A tendência negativa afeta outros destinos nos Estados Unidos. Dados do Departamento Nacional de Viagens e Turismo dos EUA apontam quedas de 2,4% em fevereiro e 11,6% em março no número de visitantes internacionais. Na Califórnia, a projeção é de retração de 9% nas visitas estrangeiras. Em Nova York, o turismo internacional, responsável por US$ 23 bilhões em gastos em 2024, é considerado crucial para a economia local. Além da queda no fluxo externo, a cidade também espera receber um milhão a menos de turistas domésticos em 2025, totalizando 52 milhões.
Vale lembrar que, em 2024, o Brasil foi o quarto país maior mercado emissor de turistas para Nova York.