BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Embratur e Sebrae promovem Famtour com operadores britânicos na Bahia

Ação foca no turismo de observação de aves e prevê rodadas de negócios para fortalecer o Brasil no mercado britânico

Operadores britânicos especializados em turismo de natureza estão na Bahia participando de uma viagem de familiarização (Famtour) promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae. A programação começou na segunda-feira (12) e segue até sábado (17), com atividades focadas em birdwatching e na promoção de destinos brasileiros voltados à observação de aves.

O grupo iniciou as visitas com uma trilha na Mata do Charme, em Boa Nova (BA), área de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica. O roteiro inclui ainda passagem pela Mata Seca de Goiabeira e por áreas protegidas da Chapada Diamantina, incluindo o município de Lençóis. O objetivo é apresentar aos operadores estrangeiros a diversidade dos biomas brasileiros e fomentar oportunidades de negócios com o trade local.

“Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A ação faz parte do projeto Feel Brasil, que reúne 101 experiências turísticas sustentáveis em 61 municípios do país, e tem como meta posicionar o Brasil como destino competitivo no segmento de turismo de natureza.

O Famtour prevê ainda visitas a iniciativas de conservação ambiental, como o Projeto Asas, e projetos de impacto social, como a Casa de Maria. A programação será finalizada com rodadas de negócios entre os operadores britânicos e representantes locais do setor.

Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a importância da articulação entre a cadeia produtiva e o turismo de base comunitária. “Os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário e compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social”, afirmou.

A escolha dos convidados considerou o perfil do mercado britânico, que ocupou, em 2024, a 11ª posição entre os principais emissores de turistas ao Brasil, com mais de 153 mil visitantes. O Reino Unido também é um dos maiores consumidores de produtos voltados à observação de fauna e flora, o que o torna estratégico para a expansão do turismo de natureza brasileiro.

A ação é uma das primeiras iniciativas da recém-criada Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS), lançada durante a WTM Latin America, em São Paulo. A entidade tem o apoio da Embratur e busca consolidar o Brasil como destino relevante no turismo de observação da vida silvestre.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Patagônia Chilena promove rodada de negócios...

Evento reuniu fornecedores e operadores de turismo para fortalecer a promoção turística da região de Magallanes, na Patagônia Chilena

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Power bank em voo: especialista alerta...

Especialista em segurança aeronáutica explica riscos das baterias de lítio e orienta passageiros sobre como transportar e usar o dispositivo sem comprometer a segurança a bordo

Norwegian Jewel e Norwegian Pearl recebem...

Navios receberão melhorias e farão cruzeiros pelo Caribe, Canal do Panamá e Bahamas com novas atrações em ilha privativa

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS