A Gol Linhas Aéreas retomou nesta segunda e terça-feira (12 e 13) sua rota direta entre Porto Alegre (RS) e Buenos Aires (Argentina). Os voos ligam o aeroporto Salgado Filho ao Aeroparque, terminal localizado na região central da capital argentina. A rota conta com três frequências semanais e marca o retorno da operação após nove anos.
O voo inaugural partiu de Buenos Aires na noite de segunda-feira, pousando em Porto Alegre às 23h55. Na manhã seguinte, a aeronave decolou do Salgado Filho às 6h10, com destino à Argentina. Os voos são operados com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 176 passageiros, e os bilhetes já estão disponíveis nos canais da Gol e no programa Smiles.
“Esta rota, que há 9 anos não era operada pela Gol, cria uma oportunidade de estímulo de demanda entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, permitindo-os descobrir não só os atrativos da cosmopolita Porto Alegre, mas também das cidades da Serra Gaúcha – Bento Gonçalves, Gramado, Canela e outras – e do litoral do estado. Além disso, gaúchos de diferentes regiões passam a ter na capital do estado um ponto de partida conveniente para Buenos Aires”, afirmou Rafael Araujo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol.
Com a retomada da rota, Porto Alegre passa a ser a 13ª cidade brasileira com voos diretos da Gol para a Argentina. A companhia também oferece voos sem escalas para o país vizinho a partir de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Salvador. Os voos desembarcam em aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Mendoza, Córdoba e Rosário. Para a alta temporada de inverno, entre julho e agosto, a Gol voltará a operar voos sazonais para Bariloche, com partida de Guarulhos (SP).
No Aeroparque, os passageiros têm acesso a conexões operadas em parceria com a Aerolíneas Argentinas para cidades como Bariloche, Mendoza, Córdoba, Ushuaia e El Calafate.
A retomada faz parte da estratégia da companhia para ampliar sua presença no mercado argentino. Neste primeiro semestre de 2025, a Gol aumentou em 57% a oferta de assentos nas rotas entre Brasil e Argentina, com o lançamento de novas rotas e aumento de frequências.